Liberdade de ensino versus totalitarismo: a semântica política dos substitutivos de Carlos Lacerda durante a tramitação da Lei de Diretrizes e Bases (1958-1959)

Autores

  • Sérgio Montalvão Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i169p293-322

Palavras-chave:

pensamento educacional católico, Lei de Diretrizes e Bases, Carlos Lacerda, cultura política, semântica política

Resumo

Sem perder de vista os vínculos do deputado Carlos Lacerda com os interesses pecuniários das instituições particulares de ensino durante a tramitação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) na Câmara dos Deputados (1958-1959), o artigo destaca as relações entre a semântica dos substitutivos apresentados pelo político udenista com a cultura política católica do período, mostrando que a tese do interesse encobre uma dinâmica a ser observada nos estudos sobre a história política da educação.

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Publicado

2013-12-18

Como Citar

MONTALVÃO, Sérgio. Liberdade de ensino versus totalitarismo: a semântica política dos substitutivos de Carlos Lacerda durante a tramitação da Lei de Diretrizes e Bases (1958-1959). Revista de História, São Paulo, n. 169, p. 293–322, 2013. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i169p293-322. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/69210.. Acesso em: 10 out. 2024.