As razões dos lavradores, de José Maria da Silva Lisboa, Visconde de Cairú
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1977.76265Palavras-chave:
Visconde de Cairú, liberalismo, comércio platinoResumo
(primeiro parágrafo do texto)
Em 1809 foi apresentada às autoridades de Buenos Aires a seguinte petição assinada por José de La Rosa e redigida por Mariano Moreno: "Representación que el apoderado de los hacendados de las campanas del Río de la Plata dirigió al Excelentísimo serior Virrey Don Baltasar Hidalgo de Cisneros, en el Expediente promovido sobre proporcionar ingresos al erário por medio de un franco comercio con la Nación Inglesa".
O Visconde de Cairu, José Maria da Silva Lisboa, preocupou-se em traduzir e resumir a Representación, sob o título: Razões em Favor da Franqueza de Comércio apresentada pelos fazendeiros portenhos. O texto apresenta interesse por resumir as principais idéias liberais endossadas pelos interessados em adotar o livre comércio platino e também pelo fato de que existem na tradução, em cotejo com o original, algumas divergências e uma série de omissões. Analisando-se os pontos focados pelo Visconde de Cairu, podemos estudar de forma mais concreta a posição deste economista em relação ao liberalismo que esposava.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC) que permite o compartilhamento do trabalho sem fins lucrativos, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).