Resenha do livro: 'Textes et documents d'Histoire du Moyen Ãge — XIVe.-XVe. siècles. Tomo I: Perspectives d'ensemble: les "crises" et leur câdre'
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1977.76317Palavras-chave:
Idade Média, Documentos históricos,Resumo
(primeiro parágrafo do texto)
As coletâneas de extratos de documentos com fins didáticos não têm faltado no mercado editorial, mas o volume em exame se singulariza por mais de um aspecto, constituindo, talvez, a sua característica mais marcante, o fato de a seleção ter se processado, não em função da ilustração de fatos ou aspectos de civilização, mas a partir de uma interpretação do período ao qual se refere. Adotando como premissa inicial a tese de que os dois últimos séculos da Idade Média representaram uma fase crítica na evolução histórica da Europa Ocidental — concepção que, não obstante algumas dissenções de peso, predomina entre os medievistas da atualidade — foram selecionados textos suscetíveis de ilustrar a natureza das dificuldades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC) que permite o compartilhamento do trabalho sem fins lucrativos, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).