O substantivismo polanyiano e os novos modelos do mercado na Mesopotâmia

Auteurs

  • Alexandre G. Carvalho Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2015.100875

Mots-clés :

Karl Polanyi, economia antiga, Mesopotâmia, mercado

Résumé

A reflexão sobre o mercado é um tema caro do substantivismo polanyiano. Em seu modelo da economia antiga, Karl Polanyi defendeu a preponderância da reciprocidade e redistribuição em detrimento do mercado autorregulável no mundo antigo. Os assiriólogos, sejam os defensores fervorosos do modelo polanyiano, como Johannes Renger, ou os críticos ferozes a tal modelo, como Morris Silver, têm debatido o papel do mercado no antigo Oriente próximo em meio a outras interpretações que procuram reinterpretar as mais diversas fontes textuais e arqueológicas da sociedade mesopotâmia em diversos períodos, como, por exemplo, o trabalho de Mario Liverani. Ao analisar os argumentos desses autores paradigmáticos, pretende-se, neste artigo, por meio da apresentação e repercussão do modelo polanyiano, apresentar um amplo painel crítico do debate sobre a economia e a sociedade na Mesopotâmia.

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Publiée

2015-12-17

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

CARVALHO, Alexandre G. O substantivismo polanyiano e os novos modelos do mercado na Mesopotâmia. Revista de História, São Paulo, n. 173, p. 15–51, 2015. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.2015.100875. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/100875.. Acesso em: 15 mai. 2024.