A castração de Noé: Iconografia, folclore e feudalismo
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i125-126p33-52Mots-clés :
Idade Média, Iconografia, Mitologia, Cultura Popular, Tradição míticaRésumé
O presente trabalho é baseado em estudos iconográficos. Atento às questões relativas a Idade Média, o texto cuida do caráter das imagens naquele tempo. Especificamente abordado o subciclo de Noé que compõe o grande painel pictórico vétero-testamentário de Saint-Saivin, o enfoque temático das tradições judaicas identificadas nas oito cenas sobre Noé. Uma leitura hipotética sobre a castração de Noé é evocada com bases psicanalíticas. Questões dos fundamentos da cultura erudita e popular, sobre a obra, fazem parte das preocupações centrais do trabalho.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
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Publiée
1992-07-30
Numéro
Rubrique
Artigos
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(c) Copyright Revista de História 1992
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Comment citer
FRANCO JUNIOR, Hilario. A castração de Noé: Iconografia, folclore e feudalismo. Revista de História, São Paulo, n. 125-126, p. 33–52, 1992. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i125-126p33-52. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18662.. Acesso em: 17 mai. 2024.