Democracia grega antiga e ideologia brasileira contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i115p119-133Palavras-chave:
Estudos Clássicos, História AntigaResumo
(primeiro parágrafo do texto)
Se, mesmo na Europa, é ponto comum entre historiadores e helenistas assinalar, lamentando, o lugar cada vez menor ocupado pelos estudos clássicos na pesquisa universitária e nos catálogos das editoras, no Brasil esta tendência foi acelerada pela associação que se estabeleceu entre este tipo de cultura e um conservadorismo desinformado, no interior da Universidade; esta associação transformou o combate intelectual e político, muitas vezes, numa luta contra o "espaço exagerado" que, nos currículos (e, por extensão, nos quadros de professores e pesquisadores) era ocupado pelos estudos clássicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).