Todo objeto é uma imagem

Sauerbruch Hutton segundo Harun Farocki

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v8i8p167-189

Palavras-chave:

Teoria da Arquitetura, Crítica da Arquitetura, Arquitetura (Século XXI), Farocki, Harun (1944-2014), Sauerbruch Hutton (escritório de arquitetura)

Resumo

O último filme de Harun Farocki, Sauerbruch Hutton Arquitetos (2013), é estudado por meio da comparação a outras obras do diretor e de análises de suas cenas. O artigo elabora qual é a posição desse escritório a respeito da arquitetura como produtora de imagens, para em seguida verificar qual é a sua espacialidade subjacente. Como resultado, pode-se notar como se alinham os projetos estéticos de Harun Farocki e do escritório Sauerbruch Hutton.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raphael Grazziano, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP, 2014-2019), na área de História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo. Membro do grupo de pesquisa Pensamento Crítico e Cidade Contemporânea (PC3). Graduado em arquitetura e urbanismo pela FAUUSP (2012) e em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP, 2017). Realizou durante a graduação um período sanduíche na École Normale Supérieure d’Architecture Paris – La Villette (2010-2011) e estágio de pesquisa de doutorado na Universidade de Yale (2018). Foi auxiliar de edição na Pós, Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (2016-2018). Possui artigos publicados em revistas e anais de eventos, nacionais e internacionais, a respeito de história e teoria da arquitetura e do urbanismo modernos, da arquitetura ambiental, da arquitetura contemporânea e de cidades globais.

Referências

ARANTES, Pedro Fiori. Arquitetura na era digital-financeira: desenho, canteiro e renda da forma. São Paulo: Editora 34, 2012.

BERGDOLL, Barry. Sustainable colors and non-standard forms. On Sauerbruch Hutton’s recent work. 2G, n. 52 Sauerbruch Hutton, p. 4–15, 2009.

BETSKY, Aaron. Sauerbruch & Hutton: Against type. El Croquis, v. 114 [I]-Sauerbruch Hutton 1997-2003: Against type, p. 18–25, 2003.

BETSKY, Aaron; SAUERBRUCH, Matthias; HUTTON, Louisa. Pleasurable and essential: colour and content in the work of Sauerbruch & Hutton [a conversation]. El Croquis, v. 114 [I]-Sauerbruch Hutton 1997-2003: Against type, p. 6–17, 2003.

FOSTER, Hal. Vision quest: the cinema of Harun Farocki. Artforum, v. 43, n. 3, p. 156–161, 250, nov. 2004.

FOSTER, Hal. O complexo arte-arquitetura. [Ed. orig. 2013] ed. São Paulo: CosacNaify, 2015.

PANTENBURG, Volker. Working images: Harun Farocki and the operational image. In: EDER, Jens; KLONK, Charlotte (Eds.). Image operations: visual media and political conflict. Manchester, Reino Unido: Manchester University Press, 2017. p. 49–62.

SAUERBRUCH, Matthias; HUTTON, Louisa. Twenty years. 2G, n. 52 Sauerbruch Hutton, p. 136–143, 2009.

URSPRUNG, Philip. Images on the move: Sauerbruch Hutton and the two Germanys. 2G, n. 52 Sauerbruch Hutton, p. 16–23, 2009.

MARTINS, Sérgio. Harun Farocki por Sérgio Martins. 8 jun. 2019. Disponível em: <https://youtu.be/s8VcHtP8kBQ>. Acesso em: 13 mar. 2020

MOURÃO, Patrícia. Harun Farocki por Patrícia Mourão. 16 out. 2019. Disponível em: < https://youtu.be/XtoZSjH_jws>. Acesso em: 13 mar. 2020

BERGER, John. Modos de ver [Ways of seeing]. BBC, 120 min, 1972.

FAROCKI, Harun. Fogo inextinguível [Nicht löschbares Feuer], 25 min, 1969.

FAROCKI, Harun. Uma imagem [Ein Bild], 25 min, 1983.

FAROCKI, Harun. Doutrinação [Die Schulung]. SWF, Baden-Baden, 44 min, 1987.

FAROCKI, Harun. Reciclagem [Die Umschulung], 44 min, 1994.

FAROCKI, Harun. A saída dos operários da fábrica [Arbeiter verlassen die Fabrik], 36 min, 1995.

FAROCKI, Harun. Natureza morta [Stilleben], 56 min, 1997.

FAROCKI, Harun. Imagens da prisão [Gefängnisbilder], 80 min, 2000.

FAROCKI, Harun. Os criadores dos impérios das compras [Die Schöpfer der Einkaufswelten], 72 min, 2001.

FAROCKI, Harun. Reconhecer e perseguir [Erkennen und Verfolgen], 58 min, 2003.

FAROCKI, Harun. Capital de risco [Nicht ohne Risiko], 50 min, 2004.

FAROCKI, Harun. Intervalo [Aufschub], 40 min, 2007.

FAROCKI, Harun. Em comparação [Zum Vergleich], 61 min, 2009.

FAROCKI, Harun. A prata e a cruz [Das Silber und das Kreuz], 17 min, 2010.

FAROCKI, Harun. Um novo produto [Ein neues Produkt], 37 min, 2012.

FAROCKI, Harun. Sauerbruch Hutton Arquitetos [Sauerbruch Hutton Architekten], 73 min, 2013.

FAROCKI, Harun; EHMANN, Antje. Plano-sequência sobre o trabalho [Eine einstellung zur arbeit], 2011-2014. Disponível em: <https://labour-in-a-single-shot.net/>. Acesso em 16 mar. 2020.

FAROCKI, Harun; UJICA, Andrei. Videogramas de uma revolução [Videogramme einer Revolution], 106 min, 1992.

GODARD, Jean-Luc. Histoire(s) du cinéma. Gaumont, , 1988-1998.

LUMIÈRE, Louis. A saída dos operários da fábrica Lumière [La Sortie de l’usine Lumière à Lyon], 1895.

POLLACK, Sydney. Sketches of Frank Gehry. Sony Pictures Classics, 86 min, 2006.

Downloads

Publicado

2020-05-26

Como Citar

Grazziano, R. (2020). Todo objeto é uma imagem: Sauerbruch Hutton segundo Harun Farocki. Revista ARA, 8(8), 167-189. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v8i8p167-189