“Countervoices”: Cracks of a creative process of drawing dystopic cityscapes
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v10i10p339-361Keywords:
Dystopia, Fabulation, Countervoices, Cinema, DrawingAbstract
Here we discuss the creative process of drawings made for a 2D animation opening sequence of a short film under development, directed by the author of this essay. Entitled "Countervoices", the aforementioned project aims to represent a dystopian version of the city of Campinas - SP based on the forms of public occupation that used to be the most known places of passage today.
Downloads
References
Bibliografia citada
* CANDELORO, Jean-Pierre. Docu-fiction: Convergence and contamination between documentary representation and fictional simulation. 2000. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Facoltà di Scienze della Comunicazione, Università della Svizzera Italiana, Lugano, Itália. Disponível em: https://web.archive.org/web/20110911104733/http://www.bul.unisi.ch/cerca/bul/memorie/com/pdf/9900Candeloro.pdf. Acesso em: 22 jun. 2020.
* DELEUZE, Gilles. Cinema 1: a imagem-movimento. Trad. Stella Senra. São Paulo, SP: Brasiliense, 1985.
* DELEUZE, Gilles. Cinema 2: a imagem-tempo. Trad. Eloisa de Araújo Ribeiro. São Paulo, SP: Brasiliense, 2007.
* KENTRIDGE, William. Felix in Exile [curta-metragem]. Produção de William Kentridge. África do Sul, 1994. 16 mm (digitalizado). color. son. 8 min 46 s.
* KENTRIDGE, William. ’Fortuna’: Neither Programme nor Chance in the Making of Images. In: CHRISTOV-BAKARGIEV, Carolyn. William Kentridge. Bruxelas: Societé des Exposition du Palais des Beaux-Arts, 1998.
* KENTRIDGE, William. Johannesburg [curta-metragem]. Produção de William Kentridge. África do Sul, 1989. 16 mm (digitalizado). color. son. 8 min 11 s.
* KENTRIDGE, William. Mine [curta-metragem]. Produção de William Kentridge. África do Sul, 1991. 16 mm (digitalizado). color. son. 5 min 33 s.
* KENTRIDGE, William. Sobriety, Obesity and Growing Old [curta-metragem]. Produção de William Kentridge. África do Sul, 1991. 16 mm (digitalizado). color. son. 8 min 12 s.
* MCTEIGUE, James (dir.). V de Vingança [longa-metragem]. Produção de Lilly e Lana Wachowski. Estados Unidos, 2005. 35 mm. color. son. 132 min.
* MILL, John S. The Collected Works of John Stuart Mill, Volume XXVIII - Public and Parliamentary Speeches Part I: November 1850 - November 1868, ed. John M. Robson and Bruce L. Kinzer (Toronto: University of Toronto Press, London: Routledge and Kegan Paul, 1988. 371 p.
* MORE, Thomas. Utopia. São Paulo, SP: Penguin / Companhia das Letras, 2018. 216 p.
* ORWELL, George. 1984. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2009. 416 p.
* PESSOA, Ângelo E. S. (org.). Conhecer Campinas numa perspectiva histórica. Campinas, SP: Secretaria Municipal de Educação, 2004. 208 p.
* QUEIRÓS, Adirley (dir.). A Cidade é uma só? [longa-metragem]. Produção de André Carvalheira e Adirley Queirós. Brasil, 2011. Digital. color. son. 79 min.
* QUEIRÓS, Adirley (dir.). Branco Sai, Preto Fica [longa-metragem]. Produção de Simone Golçalves e Adirley Queirós. Brasil, 2014. Digital. color. son. 95 min.
* SCOTT, Ridley (dir.). Blade Runner: O Caçador de Androides [longa-metragem]. Produção de Hampton Fancher. Estados Unidos, 1982. 35 mm. color. son. 117 min.
* TONE, Lilian (org.). William Kentridge: Fortuna. Rio de Janeiro, RJ; Porto Alegre, RS; São Paulo, SP: Instituto Moreira Salles: Fundação Iberê Camargo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2012. 315 p.
* ZACHARIAS, Pâmela; ZEPPINI, Paola S. Sobre aprender e fabular em educação. Revista Linha Mestra, Campinas, SP, n. 35, p. 278-285, mai./ago. 2018. Disponível em: http://lm.alb.org.br/index.php/lm/article/download/56/71. Acesso em: 05 jun. 2020.
Fontes eletrônicas e sites
* DISTRITO FEDERAL. Lei nº 1648, de 16 de setembro de 1997. Disponível em: http://www.sinj.df.gov.br/sinj/Norma/49606/Lei_1648_16_09_1997.html. Acesso em: 22 jun. 2020.
* FÁBULA. In: MICHAELIS Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. São Paulo, SP: Melhoramentos, 2015. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/fabula. Acesso em: 12 jun. 2020.
* GIBSON, William. The Science in Science Fiction [22 out. 2018]. Washington, DC: National Public Radio. Entrevista concedida por William Gibson e David Brin a NPR. Disponível em: https://www.npr.org/2018/10/22/1067220/the-science-in-science-fiction. Acesso em: 17 jun. 2020.
* HAN, Byung-Chul. O coronavírus de hoje e o mundo de amanhã, segundo o filósofo Byung-Chul Han [22 mar. 2020]. São Paulo, SP: El País Brasil. Disponível em: https://brasil.elpais.com/ideas/2020-03-22/o-coronavirus-de-hoje-e-o-mundo-de-amanha-segundo-o-filosofo-byung-chul-han.html. Acesso em: 06 jun. 2020.
* WINNER, Langdon. Artefatos têm política? Tradução de Fernando Manso (NECSO/UFRJ). Reprodução livre, em Português Brasileiro, do texto original de Langdon Winner. In: _____________. The Whale and the Reactor: a search for limits in an age of High Technology. Chicago, IL: The University of Chicago Press, 1986. p. 19-39. Disponível em: http://www.necso.ufrj.br/Trads/Artefatos%20tem%20Politica.htm. Acesso em: 14 jun. 2020.
Lista de Figuras
Lista de Desenhos
* Figura 1 – Fotograma – desenho para filme “Johannesburg” (1989) .......... 9
* Figura 2 – Fotograma – desenho para filme “Mine” (1991) ...................... 10
* Figura 3 – Fotograma – desenho para filme “Felix in Exile” (1994) ........... 11
* Figura 4 – Fotograma – desenho para cena final do filme “Branco Sai, Preto Fica” (2014) ................................................................................................ 14
* Figura 5 – Estudo para sequência em animação do curta-metragem “Contravozes” (Largo de Santa Cruz, Campinas, SP) .................................. 17
* Figura 6 – Estudo para sequência em animação do curta-metragem “Contravozes” (Palácio dos Jequitibás – sede da prefeitura municipal de Campinas, SP) .............. 17
* Figura 7 – Estudo para sequência em animação do curta-metragem “Contravozes” (Catedral Metropolitana de Campinas, SP) ........................ 18
* Figura 8 – Estudo para sequência em animação do curta-metragem “Contravozes” (Estação Cultura, Campinas, SP) ......................................... 18
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Rafael Ghiraldelli da Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).