Possíveis influências de Herder em Lereno: o neologismo de Volkslied (canção popular), o lundum e a modinha enquanto Zeitgeist nas origens da música popular

Autores

  • Gabriella Zanatta Ceccon Universidade de São Paulo
  • Paulo Eduardo de Barros Veiga Universidade de São Paulo
  • Rubens Russomanno Ricciardi Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2022.193602

Palavras-chave:

Música popular, Viola de Lereno, Volkslied, Herder, Música popular brasileira

Resumo

Este projeto de pesquisa propõe verificar a possível influência poética de Johann Gottfried von Herder (Mohrungen, Prússia Oriental, 1744 – Weimar, Turíngia, 1803) por conta de seu neologismo de “canção popular” (Volkslied) e de sua perspectiva então inédita sobre a valorização dos cantos dos iletrados em suas comunidades, na obra literária que inaugura a música popular brasileira, a Viola de Lereno, de Domingos Caldas Barbosa (Rio de Janeiro, ca.1739 – Lisboa, 1800). Por meio da comparação do corpus da pesquisa, busca-se compreender os liames poético-musical-filosóficos entre o poeta e o filósofo prussiano oriental e o libretista e poeta carioca, a fim de compreender o neologismo de Volkslied, que nasce com Herder, e estabelece-se no espírito da Viola de Lereno, obra diferenciada da produção de Lereno.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriella Zanatta Ceccon, Universidade de São Paulo

    Gabriella Zanatta Ceccon é violonista e iniciou seus estudos musicais aos 11 anos no Projeto Guri, onde estudou violão até os 14 anos e teclado/piano até os 17. Atualmente é graduanda em Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Música no Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (DM-FFCLRP), da Universidade de São Paulo (USP) e estudante de Produção Musical no Instituto de Música de Ribeirão Preto.

     

  • Paulo Eduardo de Barros Veiga, Universidade de São Paulo

    Pós-doutor pelo Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (DM-FFCLRP-USP), com bolsa concedida pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) - início de 2018 até março de 2022. Nesse período, produzi uma pesquisa de natureza filosófica-epistemológica sobre o estudo de textos latinos da Idade Média em teoria musical, sem dispensar as fontes primárias gregas, a partir, principalmente, de Aristóxeno de Tarento (século IV a. C.). Entre os anos de 2021 e 2022, fui professor colaborador temporário na mesma instituição, pelo Programa PART. Ministro aulas de latim e grego na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto como extensão universitária. Além da área da Música e dos Estudos Clássicos, tenho artigos sobre literatura em língua portuguesa, principalmente brasileira, em diálogo com a crítica literária. Fiz meu mestrado e meu doutorado em Estudos Literários sobre poesia latina (Ovídio e Virgílio), na Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (UNESP-FCLAr), sob orientação do Prof. Dr. Márcio Thamos. Durante o mestrado, recebi apoio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do governo canadense, tendo participado do Programa ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program) na University of Winnipeg. Minha graduação foi em Letras (Licenciatura e Bacharelado em Português e Latim), pela FCLAr-UNESP. Entre o mestrado e o doutorado, em que se incluem os anos como aluno especial, tive também a oportunidade de morar em Londres (Reino Unido) para estudar inglês e trabalhar fora do país. Ademais, nos anos que antecedem o pós-doutorado, fui professor do Centro Universitário Moura Lacerda (CML) e do Centro Universitário Barão de Mauá (CBM), onde ministrei aulas de Crítica Literária, Teoria da Literatura, Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira, Literatura de Matriz indígena e africana, Literatura Inglesa, Literatura Estadunidense e Metodologia Científica, obedecendo às demandas dessas instituições. Sou membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) e, no campo literário, participo dos grupos: Grupo de Pesquisa LINCEU Visões da Antiguidade Clássica, Grupo PoMA Poética e Métrica na Antiguidade e Grupo de Pesquisa do CNPQ/USP Entre gramática e retórica grega e latina. No campo musical, participo do Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-CIPEM). Atuo, também, como violinista, na USP Filarmônica e na Oficina Experimental da USP, executando tanto obras do século XVII quanto composições contemporâneas.

  • Rubens Russomanno Ricciardi, Universidade de São Paulo

    Rubens Russomanno Ricciardi é professor titular do Departamento de Música da FFCLRP-USP e orientador pleno de mestrado acadêmico pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais (Linha de pesquisa Crítica da Cultura / Poíesis Crítica) pela EACH-USP. É compositor, maestro, pianista e musicólogo. Graduado (Licenciatura em Música) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e com especialização (Musicologia) pela Universidade Humboldt de Berlim, sua carreira acadêmica contempla Mestrado (dissertação sobre Hanns Eisler), Doutorado (tese sobre Manuel Dias de Oliveira), Livre-docência (tese em Poética Musical) e Concurso para Professor Titular (performance em regência/piano) pela ECA-USP. Suas linhas de pesquisa são 1) Filosofia das artes e crítica da cultura: por uma poíesis crítica e 2) Processos de desenvolvimento artístico: Performance em Música Brasileira - história, interpretação-execução, processos composicionais e editoriais. Fundador do Curso de Música pela USP em Ribeirão Preto, com seu bacharelado pioneiro em Viola Caipira, é também fundador e diretor artístico do Ensemble Mentemanuque (grupo dedicado à música contemporânea) e da USP-Filarmônica (orquestra de alunos de graduação, bolsistas da USP). É também, pela USP, professor responsável pelo Festival Música Nova Gilberto Mendes, coordenador e fundador do Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-CIPEM), do Centro de Memória das Artes, do Projeto USP-Música-Criança (com polos em Ribeirão Preto e São Joaquim da Barra, contemplado pelo Programa Aprender na Comunidade da PRG-USP) e das séries Concertos USP/São Carlos e Concertos USP/Theatro Pedro II, respectivamente nas cidades de São Carlos e Ribeirão Preto, e Filô & Direito têm concerto na FDRP-USP. Sua obra sinfônica Candelárias foi premiada no México. Tem artigos e capítulos de livros publicados no Brasil, em Portugal e na Alemanha. Suas composições de câmara e sinfônicas têm sido apresentadas em centros musicais no Brasil, na América do Norte (Canadá, EUA e México) e na Europa (Espanha, Suíça, Itália, França e Alemanha). É parecerista da FAPESP.

Referências

ANDRADE, Mário de. Modinhas Imperiais. Belo Horizonte: Itatiaia, 1980 [1a ed. 1930].

ARAÚJO, José Mozart de. A modinha e o lundu no século XVIII – uma pesquisa histórica e bibliográfica. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1963.

[BARBOSA, Domingos Caldas]. Viola de Lereno: Collecção de suas Cantigas, offerecidas aos seus amigos. Volume I. Lisboa: Nunesiana, 1798.

[BARBOSA, Domingos Caldas]. Viola de Lereno: Collecção de suas Cantigas, offerecidas aos seus amigos. Volume II. Lisboa: Lacerdina, 1826.

HERDER, Johann Gottfried. Auszug aus einem Briefwechsel über Ossian und die Lieder alter Völker. In: Von Deutscher Art und Kunst - Einige fliegende Blätter. Hamburg: Bode, 1773.

HERDER, Johann Gottfried. [sem título]. In: Deutsches Museum. Bd. II, Stück 11, novembro de 1777.

HERDER, Johann Gottfried. Stimmen der Völker in Liedern. Tübingen: Cotta, 1807.

HERDER, Johann Gottfried. Ueber die neuere Deutsche Litteratur. Riga: Hartknoch, 1767.

HERDER, Johann Gottfried. Volkslieder. Leipzig: Weygand, 1778-1779.

HOFMANN, Dorothea; RICCIARDI, Rubens Russomanno. A possível contribuição de Theodor Lachner no Anexo Musical de Spix e Martius e os primórdios da canção popular desde Herder e Lereno. In: Revista Brasileira de Música. Volume 30 nº 1. Rio de Janeiro: EM-UFRJ, 2017, p.97-172.

MORAES, Rubens Borba de. Bibliografia brasileira do período colonial. São Paulo: IEB-USP, 1969.

RICCIARDI, Rubens Russomanno. Música popular brasileira antiga. São Paulo: Pharos, 2015.

SAWAYA, Luiza. Domingos Caldas Barbosa: para além da Viola de Lereno. Tese de Mestrado em Estudos Românicos. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2011.

TINHORÃO, José Ramos. Domingos Caldas Barbosa: o poeta da viola, da modinha e do lundu (1740-1800). São Paulo: 34, 2004.

Downloads

Publicado

2022-02-16

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Possíveis influências de Herder em Lereno: o neologismo de Volkslied (canção popular), o lundum e a modinha enquanto Zeitgeist nas origens da música popular. (2022). Revista Da Tulha, 8(1 e 2), 11-36. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2022.193602