Aura, gramática da performance e tecnicização: reflexão sobre obra e performance musical a partir dos pensamentos de Walter Benjamin, Nicholas Cook e Walter Wiora

Autores

  • Patrick Moreira de Souza Lima Universidade de São Paulo - Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2022.200637

Palavras-chave:

Aura, Reprodutibilidade técnica, Estudos da Performance, Performance musical, Gramática da performance

Resumo

Walter Benjamin é um dos mais influentes pensadores sobre o fenômeno artístico no século XX, tendo estabelecido importantes conceitos como aura e reprodutibilidade técnica. Nicholas Cook, por sua vez, é um dos mais importantes membros da chamada Nova Musicologia, que tem refletido sobre o fenômeno da obra musical reificada e a primazia desta sobre a performance musical. Com o intuito de se fazer uma leitura sobre uma história global da música, o musicólogo alemão Walter Wiora propôs a divisão da história em quatro eras, da pré-história à era das grandes inovações tecnológicas e da indústria cultural global. Este trabalho tem por objetivo, refletir sobre a performance musical no âmbito da música de concerto hoje, a partir do estabelecimento de uma relação entre os pensamentos destes três autores. Baseando-se nos Estudos da Performance, propõe-se aqui o entendimento da performance como obra e, a partir disso, uma análise sobre o estado da performance musical a partir da visão benjaminiana da obra na era da reprodutibilidade técnica. Relacionam-se assim a perda da aura benjaminiana na performance musical ao conceito de gramática da performance de Nicholas Cook e à leitura sobre a tecnicização e a artificialização que Walter Wiora faz sobre a música de vanguarda do século XX. Discutida a problemática da performance musical no contexto da obra musical reificada, faz-se, ainda, uma reflexão sobre o papel do músico oriundo de um país colonizado na manutenção dos paradigmas próprios da música de concerto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARAÚJO, Bráulio Santos Rabelo de. O conceito de aura, de Walter Benjamin, e a indústria cultural. Pós, São Paulo, v. 17, n. 28, 2010, p. 120-143. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/posfau/issue/view/3590. Acesso em 20/06/2022.

AURA. In: MICHAELIS, Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2015. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/aura/. Acesso em 07/2022.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Tradução: Gabriel Valladão Silva. Porto Alegre: K&PM, 2019.

COHEN, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de experimentação. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.

COOK, Nicholas. Entre o processo e o produto: música e/enquanto performance. Tradução: Fausto Borém. Per musi, Belo Horizonte, n. 14, 2006, p. 5-22.

LIMA, Patrick Moreira de Souza. A criação de uma performance a partir da Fantasie de Jörg Widmann. São Paulo, 2019. 75 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música). Departamento de Música, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.academia.edu/43161131/.

SCHECHNER, Richard. O que é performance?. Tradução: Dandara. O percevejo, Rio de Janeiro, n. 12, 2003, p. 25-50.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. A ‘segunda técnica’ em Walter Benjamin: o cinema e o novo mito da caverna (Prefácio). In: BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Tradução: Gabriel Valladão Silva. Porto Alegre: K&PM, 2019, pp. 23-49.

WIORA, Walter. The four ages of music: from prehistoric man to electronic computer… a fresh view of the history of the world’s music. Tradução: M. D. Herter Norton. Nova York: W. W. Norton & Company, 1965.

Downloads

Publicado

2022-02-16

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Aura, gramática da performance e tecnicização: reflexão sobre obra e performance musical a partir dos pensamentos de Walter Benjamin, Nicholas Cook e Walter Wiora. (2022). Revista Da Tulha, 8(1 e 2), 177-197. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2022.200637