A viola caipira no Dandô: cultura popular e meio ambiente

Autores/as

  • Jussânia Borges Corrêa Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2016.120505

Palabras clave:

Cultura popular, Etnografia, Viola caipira, Ecomusicologia.

Resumen

Este artigo investiga o Projeto Dandô - Circuito de Música Dércio Marques, buscando compreender seus significados, bem como o papel da Viola Caipira nesse contexto. O texto discute autores como Geertz (2012), Merriam (1964), Seeger (2008), Blacking (1974), Cambria (2015), Vilela (2013), Brandão (2008, 2009), dentre outros. Foi realizada uma etnografia de dois espetáculos do projeto Dandô em Brasília, com os violeiros João Arruda e Victor Batista, e verificou-se que as músicas apresentadas transmitem um discurso de defesa da cultura popular e do meio ambiente. Este entrelaçamento entre música e natureza nos reporta à Ecomusicologia, que pode oferecer novas abordagens de antigos problemas de música e cultura por meio de estudos conectados a questões ambientais.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Jussânia Borges Corrêa, Universidade de Brasília - UnB

    Jussânia Borges Corrêa é aluna de mestrado do Programa de Pós-graduação “Música em Contexto” do Departamento de Música/ Instituto de Artes da Universidade de Brasília - UnB, na área de concentração “Teorias e Contextos em Musicologia”.

     

Publicado

2016-07-05

Número

Sección

Comunicação

Cómo citar

A viola caipira no Dandô: cultura popular e meio ambiente. (2016). Revista Da Tulha, 2(2), 77-93. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2016.120505