Aquecimentos para banda de música: estado da arte

Autores

  • Frances Serpa Instituto Federal do Espírito Santo http://orcid.org/0000-0003-0130-9504
  • Raimundo Nonato Cordeiro Instituto Federal do Ceará
  • Francisco José Costa Holanda Instituto Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.182326

Palavras-chave:

Aquecimentos para banda de música, Banda de música, Banda sinfônica, Técnica musical, Estado da arte

Resumo

Este artigo é um recorte da revisão de literatura de uma de pesquisa de mestrado em andamento, tendo como proposta apresentar uma revisão de literatura relativa aos aquecimentos para banda de música. O recorte aqui exposto compreende o levantamento do estado da arte sobre o tema no âmbito brasileiro no tocante a pesquisas bibliográficas, publicações em revistas e congressos e também na literatura americana, onde o tema é bastante abordado em livros, congressos, artigos e cujo uso faz parte da abordagem sistêmica utilizada no ensino musical com bandas naquele país. Com base no estado da arte, e levando em conta a escassez da temática na produção científica nacional no âmbito do conhecimento, a pesquisa proporciona uma ampla visão sobre a importância, relevância e uma compreensão mais completa do tema aqui apresentado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frances Serpa, Instituto Federal do Espírito Santo

Docente Efetivo no Instituto Federal do Espírito Santo. É Graduado em Música pela Universidade Federal do Espírito Santo. De 2013 a 2015 estudou mestrado em Regência com os professores Alan Mitchell e Stephen Zork na Andrews University-MI-EUA. Mestrando em Artes/Música no IFCE campus Fortaleza. Membro da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Música do Brasil e membro da ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical. Atuou como professor efetivo do Instituto Federal do Ceará ministrando Regência e Sopros e na coordenação da Licenciatura em Música. Atuou também por mais 15 anos como professor de música e arte na escolas públicas da Grande Vitória-ES. Em 2007 recebeu a "Comenda Loren Reno" pela Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo por desenvolver projetos significativos para a sociedade. Desenvolveu, implantou e coordenou o projeto "Bandas Marciais Escolares" nas escolas municipais da cidade de Viana, atendendo diretamente mais de 400 alunos (2004-2010). Possui experiência na área de Banda de Música e Sinfônica, Orquestra, Coral, Brass Ensemble, Capacitação de músicos (Regência e prática de conjunto), e direção de projetos sociais. Suas atuais e performances como maestro e trompetista, incluem o Brasil e os Estados Unidos. Possui também especialização em Educação Musical e Psicopedagogia. É idealizador e fundador do Instituto Neobaces (Núcleo de Orquestras, Bandas e Corais do Espírito Santo), Banda Filarmônica Jovem de Cariacica e Orquestra Capixaba de Sopros, atuando em todos eles como voluntário. Regente e fundador da Big Band e Orquestra de Sopros do Instituto Federal do Ceará.

Raimundo Nonato Cordeiro, Instituto Federal do Ceará

Doutor em Artes pela UFMG (2014), com estudo desenvolvido na Linha de Pesquisa "Teatro: teorias e práticas", Mestre em Música pela UFBA (2002), com estudo na Linha de Pesquisa "Etnomusicologia", possui Graduação em Música pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (1989). Atualmente, é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, onde leciona no Curso Técnico em Instrumento Musical e é diretor musical do Mira Ira - Laboratório de Práticas Culturais Tradicionais, da referida instituição. Desenvolve atividades docentes ligadas a prática instrumental (acordeão e teclado), harmonia, música brasileira, música em conjunto.

Francisco José Costa Holanda, Instituto Federal do Ceará

Possui graduação em Licenciatura Em Música pela Universidade Estadual do Ceará(1980) e graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual do Ceará(1983). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. Atuando principalmente nos seguintes temas:Educação, Música, Banda.

Referências

ALVES DA SILVA, Lélio Eduardo. Musicalização Através da Banda de Música Escolar: Uma Proposta de Metodologia de Ensaio Fundamentada na Análise do Desenvolvimento Musical dos seus Integrantes e na Observação da Atuação dos “Mestres de Banda”. 2010. Tese (Doutorado em Música). Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2010.

BAILEY, Wayne; MILES, Patrick. Teaching Brass: A Resource Manual. New York: McGraw Hill Inc, 1992.

BARBOSA, Joel Luis da Silva. An Adaptation of American band instruction methods to Brazilian music education, using Brazilian melodies. 1994. Tese (Doctor of Musical Arts) – University of Washington-Seattle.

BARBOSA, Joel Luis da Silva. Da Capo: Método elementar para o ensino coletivo ou individual de instrumentos de banda. Belém: Fundação Carlos Gomes, 1998.

BARBOSA, Joel Luis S. Da Capo Criatividade: Método elementar para o ensino individual e/ou coletivo de instrumentos de banda: Regência, v. 1, Keyboard Editora, 2010.

BOONSHAFT, Peter Loel. Teaching Music with Passion: Conducting, Rehearsing and Inspiring. Galesville: Meredith Music Publications, 2002.CALLET, Jerome. Trompeta Yoga. Pittsburgh: [s. n.], 1973.

CALLET, Jerome. Trumpet Yoga: A Revolutionary Approach to Embouchure Development. New York: Charles Colin, second edition, 1986.

CLUFF, Jennifer. Tone Warm-ups. [s. l.], 2012.DAVIS, Michael. 15 Minute Warm-up Routine. Hip Bone Music, Inc., 1997.

DANTAS, Frederico Meireles. Exercícios diários com o instrumento. Salvador: Casa das Filarmônicas, 2007.

DROSTE, Michael. The Ultimate Warm Up for Trumpet. Chicago: Trumpet Studio, 1998.

FUNARTE. Fundação Nacional das Artes, c2020. Página inicial. Disponível em: <https://www.funarte.gov.br/>. Acesso em 22 de agosto de 2020. GAGE, John B. Brass players: aquecimento & Guia prático: Trombone, B. C. Barítono, tuba. São Paulo: Irmãos Vitale, 2005.

GARCIA, Ricardo Rosembergue. Distonia Focal e a Atividade do Instrumentista de Sopro. Dissertação de Mestrado em Música - Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2012.

HUNSBERGER, Donald; ERNST, Roy E. The art of Conducting. 2 ed. New York: McGraw-Hill Education Inc., 1992.

KANDLER, Maira Ana. Bandas Musicais do Meio Oeste Catarinense: características e processos de musicalização. Dissertação de Mestrado em Música, Universidade Estadual de Santa Catarina, 2011. Disponível em: https://www.amplificar.mus.br/data/referencias/ver/Bandas-Musicais-do-Meio-Oeste-Catarinense--caracteristicas-e-processos-de-musicalizacao. Acesso em 26/07/2021.

KOZAI, Andrea. The Importance of a Good Warm-Up: Are you warm enough to start dancing? Aurora, International Association for Dance Medicine & Science, 2017.

LISK, Edward S. The Creative Director: Alternative Rehearsal Techniques. Delray Beach, Meredith Music Publications, 1991. MAUK, Steven. Saxophone Warm-Ups. Medfield, Dorn Publications Inc., 1993.

NORRIS, R. The musician’s survival manual: A Guide to Preventing and Treating Injuries in Instrumentalists. 3 ed. St. Louis, MO: MMB Music, 1997.

SANTOS FILHO, Juvino Alves dos. A Pedagogia Musical de Manuel Tranquillino Bastos. Revista Musical, Universidade Federal do Maranhão, Ano 2, nº 2, 2010.

SANTOS, Tenison Santana dos. Atividades de Preparação Técnica em Bandas de Música de três territórios de Identidade Baianos: Uma Proposta Baseada nas Necessidades Didáticas. Dissertação de Mestrado em Música - Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2015.

SAUL, Ken. Daily Warm-ups for Trumpet. [s. n.], 2006.

SAUL, Ken. Daily Warm-ups for Trumpet. 2 ed., [s. n.], 2015.

SILVA, Francinaldo Rodrigues da Silva. A Aprendizagem Musical e as Contribuições Sociais nas Bandas de Música: Um Estudo com duas Bandas Escolares. Dissertação de mestrado. Escola de Música e Arte Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2014.

SILVA, Genaína Lemes da Silva. “Atenção a Banda”: Uma Etnografia Musical entre quatro Bandas Escolares do Rio Grande Do Sul. Dissertação de mestrado Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2020.

SMITH, Leonard B.; BULLOCK, Jack. Belwin “Warm-ups” for Symphonic Band. Miami: Belwin Inc., 1961.

SPRING, Robert S. Clarinet Warm-Up. Arizona State University, 1995.

STAMP, James. Warm-Ups + Studies for Trumpet. Vuarmarens: Editions Bim, 1978.

WILLIAMSON, John E., MCMURRAY, Allan. Rehearsing The Band. Lerch Creek Ct, Meredith Music Publications, 2008.

Downloads

Publicado

2021-07-27

Como Citar

Serpa, F. A., Cordeiro, R. N., & Holanda, F. J. C. (2021). Aquecimentos para banda de música: estado da arte. Revista Música, 21(1), 395-406. https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.182326