Análise de Atmosphères com recursos simbólicos e computacionais

Autores

  • Ivan Simurra Universidade Federal do Acre
  • Rodrigo Borges Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188846

Palavras-chave:

Análise musical, Análise musical computacional, Análise musical simbólica, Timbre, Ligeti

Resumo

Relatamos estudo de análise musical que utiliza métodos computacionais baseados em descritores de áudio concomitante com análise simbólica de uma peça orquestral. O método foi testado em Atmosphères (1961), de György Ligeti. O objeto foi definido pelos seguintes critérios: (a) trata-se uma composição baseada em alterações sonoras com foco no seu movimento tímbrico global; (b) seu projeto criativo conceitual relaciona técnicas de músicas eletrônicas com música renascentista e (c) suas sonoridades resultantes são exploradas por meio de variação de contrastes tímbricos. Do ponto de vista da análise simbólica proposta neste estudo, as sonoridades de Atmosphères podem ser discutidas por intermédio do entrelaçamento das características individuais dos instrumentos musicais. O método computacional explora a estrutura musical do ponto de vista empírico e é baseado em técnicas de agrupamentos de descritores de áudio por similaridade (homogeneidade). A partir de resultados de estudos anteriores, o atual estudo foca na curva de novidade de conteúdo espectral. Nossos achados indicam que a curva de novidade pode ser associada com cinco agrupamentos distintos. Sob a ótica da análise simbólica, há três principais características musicais: (a) mudanças na instrumentação; (b) regiões distintas de conjuntos de notas musicas dispostas cromaticamente e (c) flutuações dinâmicas de intensidade.

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Biografia do Autor

  • Ivan Simurra, Universidade Federal do Acre

    Ivan Simurra é compositor e pesquisador, realiza manipulações eletrônicas em Música Pop. Doutor e Mestre em Processos Criativos pela UNICAMP, sob a orientação de Jônatas Manzolli e Silvio Ferraz, respectivamente. Possui bacharelado em Composição Musical ainda pela UNICAMP. Desenvolveu pesquisas de pós-doutoramento no IME-USP, sob supervisão de Marcelo Queiroz, e no CECS/CMCC-UFABC, sob supervisão de João Ricardo Sato e Patrícia Vanzella. Desenvolve projetos relacionados com composição, tecnologia, análise, percepção e cognição musical. Atualmente é Professor Adjunto do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Acre, UFAC.

  • Rodrigo Borges, Universidade de São Paulo

    Rodrigo Borges é aluno de doutorado do programa de Ciência da Computação do IME/USP, sob supervisão de Marcelo Queiroz. Realiza pesquisa na área de recomendação automática de música, com foco em técnicas baseadas em análise de áudio. Trabalhou anteriormente com temas relacionados com análise de som e música, sob orientação de Hani Yehia do Departamento de Engenharia Elétrica da UFMG, e de Maurício Loureiro do Departamento de Música da mesma Universidade. Foi aluno visitante na UPF em Barcelona (Espanha), e na TUNI em Tampere (Finlândia).

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Publicado

2021-07-27

Como Citar

Análise de Atmosphères com recursos simbólicos e computacionais. (2021). Revista Música, 21(1), 369-394. https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188846