Quem canta, seus males espanta! Performance e criação musical em tempos de SARS-Cov2
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.216703Palavras-chave:
Música de Varanda, Performance Musical, Pandemia, Lives MusicaisResumo
A pandemia, gerada pelo SARS-COV2, impôs novas maneiras de escuta e prática musical. Artistas de palco foram obrigados a buscar formas alternativas para permanecerem em atividade. Analisam-se, neste trabalho, duas situações: uma delas, em que os músicos (profissionais ou amadores) passam a se valer das lives para realizar produzir e realizar seu show/concerto; a outra situação é quando os músicos usam a sacada ou a “varanda gourmet” de sua casa para ter contato direto com o seu público. Estudam-se, em ambos os casos, as variantes nas modalidades da performance (ao vivo, ou pré-gravada), com a presença física ou mediatizada tecnicamente (cf. Zumthor, 1997). Interroga-se: como se delineiam estratégias de manutenção de comunicação dos artistas com seu público, tendo em conta as condições atípicas de transmissão da mensagem poética?
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