v. 23 n. 2 (2023): Dossiê Temático: Escutas Futuras

Revista Música

Dossiê Temático: ESCUTAS FUTURAS

Editores convidados: 
Rui Chaves (Universidade Federal da Paraíba)
Pedro Oliveira (Instituto de Estudos Avançados da Universidade Leuphana)

Publicado: 2023-12-16

Edição completa

Apresentação

  • Dossiê Temático: Escutas Futuras

    Rui Miguel Paiva Chaves, Pedro Oliveira
    i-v
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.222198

Dossiê Temático - Reverberações do som em outras artes: narrativas permeáveis

  • Quem canta, seus males espanta! Performance e criação musical em tempos de SARS-Cov2

    1-20
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.216703
  • Expressões decoloniais e representações musicais periféricas nos filmes Branco Sai, Preto Fica e Mato Seco em Chamas

    21-38
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.218011
  • Rezas Cantadas de Encomendação das Almas: contatos, influências e elementos multiculturais

    39-54
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.216562
  • La música para la catequización de “indios” de los Cantares mexicanos

    55-67
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.216782
  • Trio Pó-de-Serra: revirando as entranhas da tradição

    69-85
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.218017

Entrevista

  • Três compositores na América Latina: entrevistas com Javier Álvarez, Tatiana Catanzaro e Germán Toro Pérez

    Daniel Quaranta, Francisco Colasanto
    87-110
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.216076

Partitura

  • Alusão Auditiva 2

    Thiago Ruiz
    111-112
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.217990

Artigos

  • Interação simbólico-social na formação musical da cantoria nordestina

    Fábio Henrique Gomes Ribeiro, Rodolfo Rodrigues
    113-132
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.216032
  • Som-Fôrma: Morton Feldman e uma trajetória do espaço gráfico

    Austeclínio Lopes de Farias, Silvio Ferraz
    133-176
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.217949
  • Educação musical humanizadora como prática de libertação

    Mariana Galon, Pedro Dutra
    177-203
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.213943
  • A sonoridade do LP "Coisas": auralidade e visualidade na obra de Moacir Santos

    Fábio Lima Marinho Gomes
    205-232
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.217105
  • Carta para Eunice Katunda: diálogo sobre um instrumento de uma corda só

    Renata de Lima Silva, José Luiz Cirqueira Falcão
    233-255
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.214513
  • Tributo aos 120 anos da compositora e maestra Joanídia Sodré

    Ana Claudia Trevisan Rosário
    257-275
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.218006
  • Composição da paisagem sonora: ouvindo o real e o surreal

    Pablo Rubio Vargas, Jorge Rodrigo Sigal Sefchovich
    277-289
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.217203
  • Motivações para tocar na banda marcial escolar: uma análise das narrativas de seus ex-integrantes

    Rodrigo Lisboa da Silva
    291-310
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.214344
  • Proposta de estudos mecânicos do violão baseada na divisão entre parâmetros e recursos

    Cauã Borges Canilha, Daniel Wolff, Edelton Gloeden
    311-341
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.216022
  • Em harmonia com a natureza: recepção e estudo de "Under the greenwood tree" – uma canção de William Shakespeare para As You Like It (Como Gostais)

    Carin Zwilling; Leonel Maciel Filho
    343-366
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.218461

Tradução

  • Dalcroze e a questão do ritmo na educação musical: sobre a tradução de L’Éducation par le Rythme

    José Rafael Madureira
    DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.217929