Alusão Auditiva 2
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v23i2.217990Resumo
ALUSÃO AUDITIVA 2 (2023) é uma obra de uma notação verbal composta por padrões visuais geométricos que ocultam uma frase próximo ao limiar de percepção da visão. Esse efeito é baseado na ilusão visual alusiva (WADE, 19901), onde padrões visuais de alto contraste suprimem a visibilidade direta dos componentes de baixo contraste. A frase pode não ser vista com definição sem que ocorra algum nível de degradação da imagem – uma espécie de descontinuidade física do olhar –, fazendo com que as partes parcialmente ausentes se tornem visíveis. Desse modo, para acessar a frase é necessário tomar certas atitudes fisiológicas ante o ato de ver, como cerrar os olhos; embaçar a visão; balançar a cabeça; aproximar-se ou afastar-se da imagem para que a mensagem seja efetivamente percebida. Assim, a obra abarca um processo de funcionamento da percepção visual como potencial chave de acesso à reflexão da percepção auditiva em uma situação expandida; um gesto sensorial limiar capaz de evocar possíveis novos modos de escuta.
Downloads
Referências
WADE, Nicholas. Visual allusions: pictures of perception. Hove: Lawrence Erlbaum Associates Ltd., 1990.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Thiago Ruiz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).