Música e Cosmologia em Filolau de Crotona
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v17i1.144611Palavras-chave:
música grega antiga, filosofia, cosmologia, pitagorismo, teoria musicalResumo
Este artigo tem como objetivo investigar a relação entre música e cosmologia no pitagorismo, mais especificamente nos fragmentos de Filolau de Crotona (470-385 a.C.), filósofo discípulo de Pitágoras que exerceu grande influência na filosofia platônica e aristotélica. Por meio da análise de alguns fragmentos de Filolau, explicaremos os princípios de sua cosmologia onde será abordado o significado de “limite” (peras), “ilimitado” (apeira) e harmonia, aqui entendida como um terceiro princípio de união necessário para formar um todo ordenado (kosmos). Ao investigarmos o significado de harmonia, também desenvolveremos o conceito de número (arithmos). Depois mostraremos como estes princípios estão vinculados com a música, ou seja, com as razões numéricas entendidas como intervalos musicais, e com a formação da escala diatônica entendida como uma imagem ou imitação da estrutura do kosmos.
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