Ensino-Aprendizagem Por Meio de Vivências com Povos Indígenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v10p68-87

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem, Povos indígenas, Experiências, Educação Superior, Formação em Políticas Públicas

Resumo

Este texto aporta uma experiência de docência e extensão que se desenvolve há 6 anos e que tem se mostrado exitosa, envolvendo aprendizado teórico e prático, culminando com vivência imersiva em território indígena Guarani Aldeia Rio Silveiras. Fazemos aqui uma análise da abordagem didática da disciplina que combina aprendizagem em sala de aula, com convidados indígenas e docentes afeitos à temática, componentes da etapa preparatória ao campo; e metodologia de aprendizagem ativa, destinada a atividade prática de execução de projetos na aldeia durante a vivência. O objetivo final é o aprendizado e a sensibilização do participante e o despertar da consciência crítica a respeito da diversidade cultural e dos saberes ancestrais, explorando aspectos emocionais e de profundos aprendizados através do convívio dentro do modo de vida guarani (Nhanderekó).

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Biografia do Autor

  • Jorge Machado, Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

    Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil, especialista em de Estudos Avançados em Políticas Públicas e doutorado em Sociologia pela Universidade de Granada, Granada, Espanha, e pós-doutorado junto ao Departamento de Ciência Política da Universidade de Campinas, Campinas, SP, Brasil. É Professor-associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades  da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil, sendo docente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Participação Política e Mudança Social e do Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas. É um dos coordenadores do Co-Laboratório de Desenvolvimento e Participação da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

  • Maíra Teixeira de Ataíde, Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
    Graduanda em Gestão Ambiental na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.
  • Carlos Henrique Ferreira, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
    Psicólogo graduado pelo Centro Universitário Paulistano, São Paulo. SP, Brasil. Mestre e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2020-08-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ensino-Aprendizagem Por Meio de Vivências com Povos Indígenas. (2020). Revista Gestão & Políticas Públicas, 10(1), 68-87. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v10p68-87