Ensino-Aprendizagem Por Meio de Vivências com Povos Indígenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v10p68-87

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem, Povos indígenas, Experiências, Educação Superior, Formação em Políticas Públicas

Resumo

Este texto aporta uma experiência de docência e extensão que se desenvolve há 6 anos e que tem se mostrado exitosa, envolvendo aprendizado teórico e prático, culminando com vivência imersiva em território indígena Guarani Aldeia Rio Silveiras. Fazemos aqui uma análise da abordagem didática da disciplina que combina aprendizagem em sala de aula, com convidados indígenas e docentes afeitos à temática, componentes da etapa preparatória ao campo; e metodologia de aprendizagem ativa, destinada a atividade prática de execução de projetos na aldeia durante a vivência. O objetivo final é o aprendizado e a sensibilização do participante e o despertar da consciência crítica a respeito da diversidade cultural e dos saberes ancestrais, explorando aspectos emocionais e de profundos aprendizados através do convívio dentro do modo de vida guarani (Nhanderekó).

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Biografia do Autor

Jorge Machado, Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil, especialista em de Estudos Avançados em Políticas Públicas e doutorado em Sociologia pela Universidade de Granada, Granada, Espanha, e pós-doutorado junto ao Departamento de Ciência Política da Universidade de Campinas, Campinas, SP, Brasil. É Professor-associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades  da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil, sendo docente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Participação Política e Mudança Social e do Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas. É um dos coordenadores do Co-Laboratório de Desenvolvimento e Participação da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Maíra Teixeira de Ataíde, Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Graduanda em Gestão Ambiental na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Carlos Henrique Ferreira, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

Psicólogo graduado pelo Centro Universitário Paulistano, São Paulo. SP, Brasil. Mestre e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2020-08-16

Como Citar

Machado, J., Ataíde, M. T. de, & Ferreira, C. H. (2020). Ensino-Aprendizagem Por Meio de Vivências com Povos Indígenas. Revista Gestão & Políticas Públicas, 10(1), 68-87. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v10p68-87

Edição

Seção

Artigos