Atuação do Movimento Negro para Formulação de políticas Educacionais Afirmativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/rgpp.v12i2.189190

Palavras-chave:

Movimento Negro, Ações Afirmativas, Sociedade, Estado, Políticas Educacionais

Resumo

As relações entre o Estado e a Sociedade sofreram grandes mudanças ao longo do tempo, atualmente é possível perceber a existência de um controle social da sociedade civil sobre o Estado. Neste cenário os movimentos sociais têm um papel fundamental ao questionar as deficiências do modelo de sociedade, propor em conjunto com o Estado políticas públicas capazes de sanar esses problemas, melhorar as condições de vida dos cidadãos e assegurar o acesso a direitos para toda a população. O presente artigo irá abordar o papel do Movimento Negro na construção de políticas públicas de ação afirmativa na área educacional, sendo elas, a Lei 10.639/03 que tornou obrigatório o ensino da história afro-brasileira e a Lei de Cotas; buscando focar na articulação realizada pelo movimento para dialogar com o Estado e a sociedade de forma a tornar uma realidade reivindicações antigas do Movimento Negro, modificando assim a cultura política da sociedade.

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Biografia do Autor

  • Júlia Ferreira Franco, Universidade de São Paulo

    Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Pesquisadora na Clínica de Direitos Humanos das Mulheres e no Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para a Inclusão Social da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Trabalha na Organização Endeavor na área de aceleração de negócios, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Atuação do Movimento Negro para Formulação de políticas Educacionais Afirmativas. (2022). Revista Gestão & Políticas Públicas, 12(2), 243-257. https://doi.org/10.11606/rgpp.v12i2.189190