O MST e a Luta pela Terra em Ribeirão Preto (SP): psicologia política, políticas públicas e direitos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v2p460-477Resumo
O artigo discute parte do processo de luta pela terra desenvolvido no município de Ribeirão Preto (SP). A partir de um breve histórico da organização agrária brasileira, apresenta-se o MST como fio condutor da construção do relato sobre a luta abordada. Evidencia-se que os avanços já conquistados no que diz respeito ao direito à terra se relacionam à articulação de sujeitos políticos diversos que, juntos, foram capazes de formar um forte bloco de luta pela reforma agrária. Mesmo reconhecendo vitórias, deve-se ter claro que os avanços obtidos ainda se distanciam de um processo de reestruturação agrária cujo fim seja a democratização da terra.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A RG&PP segue o padrão Creative Commons (CC BY-NC-SA), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos.
A RG&PP utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo – plagiarismo (Crossref Similarity Check) nos artigos submetidos ao periódico.