A problemática socioambiental na formação do arquiteto: perspectivas e desafios apontados por um estudo do currículo de um curso de arquitetura e urbanismo

Auteurs

  • Alessandra Pavesi Universidade Federal de São Carlos; Departamento de Metodologia de Ensino
  • Denise de Freitas Universidade Federal de São Carlos; Departamento de Metodologia de Ensino

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i7p107-122

Mots-clés :

environmental crises, education, architecture and urbanism

Résumé

Neste trabalho discutem-se alguns dos efeitos que a problemática socioambiental, em sua definição contemporânea, vem produzindo na concepção do perfil profissional do arquiteto, no processo de sua formação e, em última análise, no currículo dos cursos de graduação em arquitetura e urbanismo. A discussão tem em seu âmago argumentações e experiências de um grupo de professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP). A interpretação de suas falas provê um quadro de elementos e condições que atestam a natureza complexa e problemática da ambientalização curricular.

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Publiée

2008-01-01

Numéro

Rubrique

Artigos e Ensaios

Comment citer

Pavesi, A., & Freitas, D. de. (2008). A problemática socioambiental na formação do arquiteto: perspectivas e desafios apontados por um estudo do currículo de um curso de arquitetura e urbanismo. Risco - Revue De Recherche En Architecture Et Urbanisme, 7, 107-122. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v0i7p107-122