Ensino clínico na comunidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v32i3p335-344Palavras-chave:
Estudantes de Medicina. Escolas Médicas. Redes Comunitárias. Serviços de Saúde Comunitária. Educação Médica.Resumo
No curso de graduação em Medicina a mudança do eixo do ensino clínico do hospital universitário para a rede de serviços de saúde na comunidade, constitui, atualmente, uma forte tendência no campo da Educação Médica. Busca-se, com isto, a construção de um novo paradigma de atuação médica, mais adequado às necessidades do público. Esta proposição apresenta justificativas conceituais válidas, tanto do ponto de vista médico como do educacional, e oferece vantagens potenciais para o aprendizado dos estudantes. A proposta de mudança sofre, porém, no interior das escolas médicas, resistências de ordem variada, sobretudo de ordem cultural; a sua implementação encontra, ainda, inúmeras dificuldades práticas. A superação destes obstáculos constitui uma difícil tarefa, que deve envolver não só a escola médica, mas, também, o governo e as entidades médicas. Medidas efetivas de apoio ao ensino clínico na comunidade devem contemplar o fortalecimento do sistema nacional de saúde e a valorização do trabalho dos médicos junto à comunidade.
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