Ensino clínico na comunidade

Autores

  • Luiz de Ernesto Almeida Troncon Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FMRP/USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v32i3p335-344

Palavras-chave:

Estudantes de Medicina. Escolas Médicas. Redes Comunitárias. Serviços de Saúde Comunitária. Educação Médica.

Resumo

No curso de graduação em Medicina a mudança do eixo do ensino clínico do hospital universitário para a rede de serviços de saúde na comunidade, constitui, atualmente, uma forte tendência no campo da Educação Médica. Busca-se, com isto, a construção de um novo paradigma de atuação médica, mais adequado às necessidades do público. Esta proposição apresenta justificativas conceituais válidas, tanto do ponto de vista médico como do educacional, e oferece vantagens potenciais para o aprendizado dos estudantes. A proposta de mudança sofre, porém, no interior das escolas médicas, resistências de ordem variada, sobretudo de ordem cultural; a sua implementação encontra, ainda, inúmeras dificuldades práticas. A superação destes obstáculos constitui uma difícil tarefa, que deve envolver não só a escola médica, mas, também, o governo e as entidades médicas. Medidas efetivas de apoio ao ensino clínico na comunidade devem contemplar o fortalecimento do sistema nacional de saúde e a valorização do trabalho dos médicos junto à comunidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz de Ernesto Almeida Troncon, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FMRP/USP
    Docente do Departamento de Clínica Médica; Ex-Presidente da Comissão de Graduação, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FMRP/USP

Downloads

Publicado

1999-09-30

Edição

Seção

Temas de Ensino em Saúde

Como Citar

1.
Troncon L de EA. Ensino clínico na comunidade. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30º de setembro de 1999 [citado 30º de abril de 2024];32(3):335-44. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/12714