Uso de ferramentas on-line no ensino presencial: reflexões pré-pós-pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.180242

Palavras-chave:

Educação, COVID-19, Internet

Resumo

Esse artigo traz algumas reflexões sobre o uso de ferramentas de ensino on-line no ensino presencial. O autor compartilha suas as dúvidas sobre a melhor forma de conciliar as lições aprendidas com o ensino on-line durante o distanciamento social imposto pela pandemia de COVID-19 e o retorno das aulas presenciais. Além disso, são abordados aspectos práticos da criação de conteúdo on-line e do uso de material e ferramentas da internet no processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

(a) The New York Times. Disponível em: https://www.nytimes.com/2020/01/23/world/asia/china-coronavirus.html [Acesso em 21/12/2020]; (b) Organização Mundial da Saúde. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/interactive-timeline [Acesso em 21/12/2020].

The New York Times. Disponível em: https://www.nytimes.com/interactive/2020/science/coronavirus-vaccine-tracker.html [Acesso em 21/12/2020].

Resilient Educator. Disponível em: https://resilienteducator.com/classroom-resources/the-history-of-the-classroom-blackboard/ [Acesso em 21/12/2020]

Este texto complementa o artigo “O que aprendi dando aulas teóricas on-line durante a pandemia” publicado no Jornal da USP (https://jornal.usp.br/?p=358179).

Gladwell, M. TED: Choice, happiness and spaghetti sauce. Disponível em: https://www.ted.com/talks/malcolm_gladwell_choice_happiness_and_spaghetti_sauce [Acesso em 21/12/2020].

(a) Werning, D. A. e Lincke, E.-S., The Rosetta Stone Online. Disponível em: http://rosettastone.hieroglyphic-texts.net/ [Acesso em 21/12/2020]; (b) Amboni, É. Texto Integral da Pedra Roseta Traduzido para o Português. Disponível em: https://socientifica.com.br/texto-integral-da-pedra-roseta-traduzido-para-o-portugues/ [Acesso em 21/12/2020].

(a) Estima-se que a capacidade da internet tenha uma ordem de grandeza de 1021 bytes = zettabyte (ZB). Pappas, S. How Big is the Internet, Really? Disponível em: https://www.livescience.com/54094-how-big-is-the-internet.html [Acesso em 21/12/2020]); (b) Valor estimado de fluxo de dados em 2021: 3,3 ZB sendo 82% vídeo; Cisco Systems. The Zettabyte Era: Trends and Analysis. Disponível em: https://www.cisco.com/c/en/us/solutions/executive-perspectives/annual-internet-report/index.html#_Toc484556816 [Acesso em 21/12/2020].

Keough, B. The Best Videoconferencing Service. Disponível em: https://www.nytimes.com/wirecutter/reviews/best-video-conferencing-service/ [Acesso em 21/12/2020].

Revell, T. Did Pokémon Go Really Kill 250 People in Traffic Accidents? https://www.newscientist.com/article/2154881-did-pokemon-go-really-kill-250-people-in-traffic-accidents/

Painel TIC COVID-19, 3ª Edição, Disponível em: https://cetic.br/pt/tics/tic-covid-19/painel-covid-19/3-edicao/ [Acesso em 21/12/2020].

Naismith, L, Lonsdale, P., Vavoula, G. e Sharples, M. Report 11: Literature Review in Mobile Technologies and Learning. Disponível em: https://www.nfer.ac.uk/publications/futl15/futl15.pdf [Acesso em 21/12/2020].

Downloads

Publicado

2021-08-20

Como Citar

1.
Bastos EL. Uso de ferramentas on-line no ensino presencial: reflexões pré-pós-pandemia. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 20 de agosto de 2021 [citado 22 de outubro de 2021];54(Supl 1):e-180242. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/180242
Bookmark and Share