Integração de tecnologia educacional na USP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.184763

Palavras-chave:

Tecnologia educacional , Integração de tecnologia, Ensino superior, Ambiente virtual de aprendizagem, Covid-19

Resumo

Analisamos a integração de tecnologia educacional na Universidade de São Paulo, focando na adoção e uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), traçando seu desenvolvimento e manutenção nas últimas duas décadas. É proposto um arcabouço analítico para situar os principais marcos do uso das tecnologias online pela USP e que busca navegar entre os extremos de determinismo tecnológico e um instrumentalismo ingênuo. As formas de uso do principal AVA da USP, a plataforma e-Disciplinas, são exploradas por meio de indicadores de adoção e tipos de uso. A pandemia de 2020 acelerou repentinamente uma tendência existente de maior adoção e usos mais complexos do sistema.

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Publicado

2021-08-20

Como Citar

1.
Haar E ter. Integração de tecnologia educacional na USP. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 20 de agosto de 2021 [citado 22 de janeiro de 2022];54(Supl 1):e-184763. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/184763
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