Ensino e aprendizagem no contexto do ensino remoto e da educação a distância: caminhos e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.184772

Palavras-chave:

Educação para profissões da saúde, Ensino remoto, Ensino à distância, Saúde digital, Covid-19

Resumo

Todo o conhecimento acumulado sobre o processo de ensino e aprendizagem, considerando as melhores práticas docentes e os conceitos sobre aprendizado de adultos, aprendizagem significativa e aprendizado centrado no estudante devem ser continuamente exercitados e revisitados, independente do formato: presencial, ensino remoto (ER) ou ensino a distância (EaD). A necessidade de ampliação da utilização do ER emergencial, determinada pela crise pandêmica de 2020, trouxe novos desafios para professores e estudantes em todo o mundo. Dentre os desafios se apresenta a
reinterpretação dos conceitos presentes no processo de ensino e aprendizagem sob a lente do mundo digital. Esta revisão busca apresentar as melhores práticas sob o prisma do novo contexto da vida digital no ensino para as profissões da saúde, incluindo aqui as oportunidades oferecidas pela pandemia

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jorge Elias Júnior, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Imagens Médicas

    Docente do Departamento de Imagens Médicas, Hematologia e Oncologia Clínica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP.

  • Fábio Carmona, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Puericultura e Pediatria

    Docente do Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP.

  • Mário Luís Ribeiro Cesaretti, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde. Departamento de Clínica

    Docente do Departamento de Clínica da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde – PUC-SP.

  • Valdes Roberto Bollela, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Clínica Médica

    Docente do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP

Referências

Ellaway R, Masters K. e-Learning in Medical Education. Association for Medical Education in Europe (AMEE); 2008.

Gordon M, Patricio M, Horne L, Muston A, Alston SR, Pammi M, et al. Developments in medical education in response to the COVID-19 pandemic: A rapid BEME systematic review: BEME Guide No. 63. Med Teach. 2020;42(11):1202-15.

Lima L. MEC autoriza ensino a distância em cursos presenciais (http://portal.mec.gov.br/busca-geral/12-noticias/acoes-programas-e-projetos-637152388/86441-mec-autoriza-ensino-a-distancia-em-cursos-presenciais). 2020.

Waseh S, Dicker AP. Telemedicine Training in Undergraduate Medical Education: Mixed-Methods Review. JMIR Med Educ. 2019;5(1):e12515.

JC DEG, Koppel PD, Kim SS, Park HK, Rushton S. Pedagogical foundations of cybercivility in health professions education: a scoping review. BMC Med Educ. 2021;21(1):79.

Hilty D, Chan S, Torous J, Luo J, Boland R. A Framework for Competencies for the Use of Mobile Technologies in Psychiatry and Medicine: Scoping Review. JMIR Mhealth Uhealth. 2020;8(2):e12229.

Silvennoinen P. Professional Master's Degree Students' Perceptions on the Changes Digitalisation Imposes on Counselling in the Social and Health Care Sector. Int J Environ Res Public Health. 2020;17(17).

BLASCHKE, L. M. Self-Determined Learning: designing for heutagogic learning environments. In: SPECTOR, M. J.; LOCKEE, B. B.; CHILDRESS, M. D. (Ed.). Learning, design, and technology: an international compendium of theory, research, practice, and policy. [S. l.]: Springer International Publishing, 2020.

Bollela VR, Machado JLM. O Currículo por Competências e sua Relação com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Medicina. Revista Science in Health. 2010;1:126-42.

Troncon LEdA. Estruturação de Sistemas para Avaliação Programática do Estudante de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica. 2016;40(1):30-42.

Troncon LEdA. Avaliação do estudante de medicina. Medicina (Ribeirão Preto). 1996;29(4):429-3.

Panúncio-Pinto MP, Troncon LEdA. Avaliação do estudante – aspectos gerais. Medicina (Ribeirão Preto). 2014;47(3):314-23.

Hope D, Davids V, Bollington L, Maxwell S. Candidates undertaking (invigilated) assessment online show no differences in performance compared to those undertaking assessment offline. Med Teach. 2021:1-14.

Bouwmeester RA, de Kleijn RA, Freriksen AW, van Emst MG, Veeneklaas RJ, van Hoeij MJ, et al. Online formative tests linked to microlectures improving academic achievement. Med Teach. 2013;35(12):1044-6.

Mooney CJ, Peyre SE, Clark NS, Nofziger AC. Rapid transition to online assessment: Practical steps and unanticipated advantages. Med Educ. 2020;54(9):857-8.

Palmer E, Devitt P. The assessment of a structured online formative assessment program: a randomised controlled trial. BMC Med Educ. 2014;14:8.

Velan GM, Jones P, McNeil HP, Kumar RK. Integrated online formative assessments in the biomedical sciences for medical students: benefits for learning. BMC Med Educ. 2008;8:52.

Poot R, de Kleijn RA, van Rijen HV, van Tartwijk J. Students generate items for an online formative assessment: Is it motivating? Med Teach. 2017;39(3):315-20.

Harden RM, Laidlaw JM. Understanding basic educational principles. In: Harden RM, Laidlaw JM, editors. Essential Skills for a Medical Teacher. Third ed: Elsevier Limited; 2021. p. 148.

Miller GE. The assessment of clinical skills/competence/performance. Acad Med. 1990;65(9 Suppl):S63-7.

Souza CdS, Iglesias AG, Pazin-Filho A. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais – aspectos gerais. Medicina (Ribeirão Preto). 2014;47(3):284-92.

Peres CM, Suzuki KMF, Azevedo-Marques PMd. Recursos tecnológicos de apoio ao ensino na saúde. Medicina (Ribeirao Preto Online). 2015;48(3).

Ferreira, T. C., Ota, M. A., & de Araujo Jr, C. F. (2021). Framework para o planejamento de aulas ativas nos espaços de aprendizagem online e presencial. Brazilian Journal of Development, 7(1), 2969-2979.

Churches A. Bloom’s digital taxonomy. Australian School Library Association NSW Incorporated http://burtonslifelearningpbworkscom/f/BloomDigitalTaxonomy2001pdf. 2008.

Skiba DJ. Bloom's digital taxonomy and word clouds. Nurs Educ Perspect. 2013;34(4):277-80.

de Souza Lopes, L. A., & da Silva Vieira, M. M. (2020). Digital Culture and Learning in Higher Education After COVID19: A Collaborative Approach in a Virtual Environment. European Journal of Education, 3(2), 103-116.

Bates AW. The skills needed in a digital age. In: Bates AW, editor. Teaching in a Digital Age: Guidelines for designing teaching and learning: BCcampus (https://open.umn.edu/opentextbooks/textbooks/221); 2015.

Liu Q, Peng W, Zhang F, Hu R, Li Y, Yan W. The Effectiveness of Blended Learning in Health Professions: Systematic Review and Meta-Analysis. J Med Internet Res. 2016;18(1):e2.

Tolks D, Schafer C, Raupach T, Kruse L, Sarikas A, Gerhardt-Szep S, et al. An Introduction to the Inverted/Flipped Classroom Model in Education and Advanced Training in Medicine and in the Healthcare Professions. GMS J Med Educ. 2016;33(3):Doc46.

Arco Bravo, I. D., Silva, P., & Flores i Alarcia, Ò. (2021). University Teaching in Times of Confinement: The Light and Shadows of Compulsory Online Learning. Sustainability, 2021, vol. 13, núm. 1, p. 1-16.

Chao, T. N., Frost, A. S., Brody, R. M., Byrnes, Y. M., Cannady, S. B., Luu, N. N., ... & Newman, J. G. (2021). Creation of an interactive virtual surgical rotation for undergraduate medical education during the COVID-19 pandemic. Journal of Surgical Education, 78(1), 346-350.

Downloads

Publicado

2021-08-20 — Atualizado em 2021-08-23

Como Citar

1.
Elias Júnior J, Carmona F, Cesaretti MLR, Bollela VR. Ensino e aprendizagem no contexto do ensino remoto e da educação a distância: caminhos e possibilidades. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 23º de agosto de 2021 [citado 24º de abril de 2024];54(Supl 1):e-184772. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/184772