Ensino e aprendizagem no contexto do Ensino Remoto e da Educação a Distância: caminhos e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.184772

Palavras-chave:

Educação para profissões da saúde, Ensino remoto, Ensino à distância, Saúde digital, Covid-19

Resumo

Todo o conhecimento acumulado sobre o processo de ensino e aprendizagem, considerando as melhores práticas docentes e os conceitos sobre aprendizado de adultos, aprendizagem significativa e aprendizado centrado no estudante devem ser continuamente exercitados e revisitados, independente do formato: presencial, ensino remoto (ER) ou ensino a distância (EaD). A necessidade de ampliação da utilização do ER emergencial, determinada pela crise pandêmica de 2020, trouxe novos desafios para professores e estudantes em todo o mundo. Dentre os desafios se apresenta a
reinterpretação dos conceitos presentes no processo de ensino e aprendizagem sob a lente do mundo digital. Esta revisão busca apresentar as melhores práticas sob o prisma do novo contexto da vida digital no ensino para as profissões da saúde, incluindo aqui as oportunidades oferecidas pela pandemia

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Biografia do Autor

Jorge Elias Júnior, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Imagens Médicas.

Docente do Departamento de Imagens Médicas, Hematologia e Oncologia Clínica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP.

Fábio Carmona, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Puericultura e Pediatria

Docente do Departamento de Puericultura e Pediatria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP.

Mário Luís Ribeiro Cesaretti, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde. Departamento de Clínica

Docente do Departamento de Clínica da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde – PUC-SP.

Valdes Roberto Bollela, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Clínica Médica

Docente do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP

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Publicado

2021-08-20 — Atualizado em 2021-08-23

Como Citar

1.
Elias Júnior J, Carmona F, Cesaretti MLR, Bollela VR. Ensino e aprendizagem no contexto do Ensino Remoto e da Educação a Distância: caminhos e possibilidades. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 23 de agosto de 2021 [citado 21 de outubro de 2021];54(Supl 1):e-184772. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/184772
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