Desenvolvimento Docente para Educação Remota Emergencial em 2020: a experiência da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP)

Autores

  • Fábio Carmona Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Puericultura e Pediatria. Ribeirão Preto, (SP), Brasil https://orcid.org/0000-0001-5743-0325
  • Valdes Roberto Bollela Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Clínica Médica. Ribeirão Preto, (SP), Brasil https://orcid.org/0000-0002-8221-4701

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2021.185559

Palavras-chave:

Educação a distância, Aprendizagem online, Teleducação, Escolas para Profissionais de Saúde, Covid-19

Resumo

Após a suspensão das aulas presenciais em 2020, devido à pandemia da Covid-19, foi necessário viabilizar educação remota emergencial para milhares de estudantes de todos os níveis do ensino no Brasil. Quase ninguém estava preparado para enfrentar um desafio desta grandeza. Por conta da falta de familiaridade com as estratégias de educação mediada por tecnologia, única modalidade de ensino disponível naquele momento, essa situação logo trouxe à tona sinais de fadiga e estresse entre professores e estudantes. Era perceptível também a necessidade, por parte dos professores, de treinamento para apropriarem-se dos recursos existentes na universidade para a educação remota. A energia dispendida para preparação das aulas, atividades e avaliações no contexto da educação remota era enorme e seria necessário adquirir competências básicas para manter os processos de ensino-aprendizagem e avaliação dos estudantes acontecendo e com boa qualidade.  Estes sinais e pedidos de ajuda, por parte dos professores e estudantes, começam a ficar evidentes no final de maio de 2020 na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Estudantes reclamavam de sobrecarga de conteúdo, sobreposição e desorganização das atividades propostas para o ambiente virtual e estavam muito ansiosos com a avaliação que teriam ao final do semestre. Por outro lado, víamos professores inseguros para oferecerem atividades online, ou em dúvida sobre como cuidar de vários aspectos, tais como registro de frequência, participação ativa nas aulas, e, principalmente, avaliação do estudante. Enfim, como utilizar recursos de educação remota, partindo de pouca ou quase nenhuma experiência prévia? Neste contexto, o Centro de Desenvolvimento Docente para o Ensino (CDDE) da FMRP-USP identifica as necessidades dos docentes e propõe um treinamento voltado para a plataforma e-Disciplinas da USP, assegurando os princípios básicos de boa educação e avaliação dos estudantes. Daí nasce o módulo básico de educação remota para profissões da saúde, que busca atender docentes com diferentes necessidades na FMRP-USP. Para aqueles professores com maior expertise em educação a distância, realizamos dois cursos completos empregando o ensino híbrido a partir da estratégia da sala de aula invertida, mas de maneira remota (remote flipped classroom). Para um público mais iniciante ou que não teria condições de se dedicar ao curso completo, disponibilizamos ajuda personalizada. Esta é a experiência que apresentamos neste artigo e que servirá de base para adequações necessárias para o enfrentamento do desafio da educação durante e após a fase mais aguda da pandemia da Covid-19.

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Referências

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Publicado

2021-08-20

Como Citar

1.
Carmona F, Bollela VR. Desenvolvimento Docente para Educação Remota Emergencial em 2020: a experiência da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 20 de agosto de 2021 [citado 27 de outubro de 2021];54(Supl 1):e-185559. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/185559
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