O Desenvolvimento Docente na FMRP-USP: contexto histórico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.rmrp.2022.197540

Palavras-chave:

Desenvolvimento Docente, Ensino-aprendizagem, Capacitação profissional

Resumo

O objetivo desse artigo é contextualizar historicamente as ações de desenvolvimento docente realizadas na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) desde sua fundação até a criação do Centro de Desenvolvimento Docente para o Ensino (CDDE) para as Profissões da Saúde, que foi a primeira unidade formal da instituição para a educação para o ensino dos seus professores e preceptores. Apresentamos um panorama sobre o conceito atual de desenvolvimento docente, o papel de fundações internacionais de fomento e de regulamentações governamentais locais na consolidação dessas atividades no país, além de ações dos diretores e professores da Faculdade de Medicina visando a capacitação profissional para o exercício da docência desde a sua fundação. Finalmente, abordamos o contexto de criação do CDDE, os profissionais participantes e dados da participação docente nas cinco primeiras edições do “Módulo Básico” de ensino para as profissões da saúde na FMRP-USP, o primeiro e mais importante programa estruturado de capacitação docente oferecido pelo centro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Angélica Cintra Cintra, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), Ribeirão Preto, (SP), Brasil.

Mestre

Marcos de Carvalho Borges, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), Ribeirão Preto, (SP), Brasil.

Professor Livre-docente

Maria Paula Panúncio-Pinto, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), Ribeirão Preto, (SP), Brasil.

Professora doutora

Maria de Lourdes Veronese Rodrigues, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), Ribeirão Preto, (SP), Brasil.

Professora Titular

Luis Ernesto de Almeida Troncon, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), Ribeirão Preto, (SP), Brasil.

Professor Titular

Valdes Roberto Bollela, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), Ribeirão Preto, (SP), Brasil.

Professor Livre-docente

Referências

Amaral E. et al. An Educational International Partnership Responding to Local Needs: Process Evaluation of the Brazil FAIMER Regional Institute. Education for Health, volume 25, edição 2, 2012.

Baker L. et al. Exploring Faculty Developers’Experiences to Inform Our Understanding of Competence in Faculty Development. Academic Medicine, vol 93, n. 2, 2018.

Mclean M, Cilliers F, Van Wyk J. Faculty development: Yesterday, today and tomorrow. AMEE Guide n.36. Medical Teacher; 30:555-584, 2008.

Steinert Y. et al. A systematic review of faculty development initiatives designed to enhance teaching effectiveness: A 10-year update: BEME Guide n. 8, 2006.

Steinert Y. et al. A systematic review of faculty development initiatives designed to enhance teaching effectiveness: A 10-year update: BEME Guide n. 40. Medical Teacher, 2016.

Norcini J, Burdick W, Morahan P. The FAIMER Institute: creating international networks of medical educators. Med Teach. 2005 May;27(3):214-8

Brasil. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Pró-saúde: Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde / Ministério da Saúde, Ministério da Educação. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2007. 78 p. – (Série C. Projetos, Programas e Relatórios), ISBN 85-334-1014- X

Resolução CNE/CES 3/2014. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de junho de 2014 - Seção 1 – pp 8-11.

Entrevista gravada com a professora Maria de Lourdes Veronese Rodrigues e o professor Luiz Ernesto de Almeida Troncon, realizada no dia 08/06/2021 pela plataforma Google Meets.

Rodrigues MLV, Rodrigues, CRC. Formação de recursos humanos na área de ensino médico da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Educación Medica y Salud, 1992.

Rodrigues MLV, et al. Trinta anos da criação do Centro de Apoio Educacional e Psicológico da Faculdade de Medicina de Rieirão Preto – contexto histórico e realizações dos primeiros tempos. Medicina (Ribeirão Preto) 2020: 53(4):472-478.

Ferreira-Santos RE. Memórias. Um cirurgião operando a própria vida. Ribeirão Preto: FUNPEC, 2002.

Azeredo AP. Memorial das atividades educacionais. Ribeirão Preto: FUNPEC,2015.

Associação Brasileira de Educação Médica. Anais do XX Congresso Brasileiro de Educação Médica. Ribeirão Preto: Plast-set; 1983.

Troncon LEA, et al. Experiência de formação docente na pós-graduação e pesquisa em educação: projeto Capes Pró-Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Brasil. Interface, comunicação, saúde e educação,2018.

Bollela VR, et al. Aprendizado baseado em equipes: da teoria à prática. Medicina (Ribeirão Preto) 2014;47(3): 293-300

Bollela VR, Medeiros lgor S, Telles S. Educação Remota em Tempos de Pandemia: reflexões no contexto acadêmico. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 23 de agosto de 2021 [citado 9 de maio de 2022];54(Supl 1):e-184771. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/184771

https://youtube.com

https://moodle.org

Harden RM, Laidlaw, JM. Essential Skills for a Medical Teacher: An Introduction to Teaching and Learning in Medicine. 3nd edition,2020.

Swanwick T.Understanding Medical Education.2nd edition, 2018.

Brew, Angela; Boud, David. 1998. Preparing for new academic role: an holistic approach to development.International Journal of Academic Development, v. 1, n. 2, p. 17-25.

Batista NA. Desenvolvimento docente na área da saúde: uma análise. Trabalho,Educação e Saúde,v. 3 n. 2, p. 283-294, 2005.

Harden, Ronald M.; Crosby, Joy. 2000. The good teacher is more than a lecturer: the twelve roles of the teacher. Medical Teacher, v. 22, n. 4, p. 334-347.

Sheets, K.J., Schwenk, T.L. Faculty development for family medicine educators: an agenda for future activities. Teaching and Learning in Medicine, 2, pp. 141-148, 1990.

Publicado

2022-12-27

Como Citar

1.
Cintra KAC, Borges M de C, Panúncio-Pinto MP, Rodrigues M de LV, Troncon LE de A, Bollela VR. O Desenvolvimento Docente na FMRP-USP: contexto histórico. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 27 de dezembro de 2022 [citado 25 de fevereiro de 2024];55(4):e-197540. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/197540

Edição

Seção

Temas de Ensino em Saúde
Bookmark and Share

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)