Avaliação do estudante de medicina

Autores

  • Luiz Ernesto de Almeida Troncon Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Departamento de Clínica Médica

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v29i4p429-439

Palavras-chave:

Avaliação, Competência Clínica, Estudantes de Medicina, Educação Médica

Resumo

A avaliação do estudante de Medicina cumpre um papel central na sua educação e constitui uma das funções mais importantes da escola médica. A avaliação pode ser definida como um processo de obtenção de informações, visando à tomada de medidas para o aprimoramento do processo educacional e à interferência positiva no aprendizado do estudante. Deve incidir sobre aspectos relevantes e ser conduzida com métodos objetivos, em condições padronizadas, em circunstâncias viáveis e de aceitação indiscutível por todos os envolvidos na avaliação. A avaliação abrangente do estudante de Medicina deveria cobrir os aspectos cognitivos, as habilidades e as competências práticas necessárias ao exercício da profissão, bem como as atitudes e as características pessoais dos alunos. Modernos métodos, como o exame clínico objetivo, estruturado por estações, o exame de desempenho clínico e o emprego de pacientes padronizados permitem as avaliações válidas, fidedignas e viáveis das principais competências clínicas dos estudantes de Medicina. Na maior parte das escolas médicas, a ênfase na avaliação dos aspectos cognitivos e a prioridade dada às avaliações somativas, com caráter de prêmio ou punição aos examinandos, tem contribuído para uma imagem negativa das práticas de avaliação e tem provocado distorções na educação dos estudantes. O uso mais extensivo de modalidades formativas e a escolha judiciosa de métodos mais adequados, válidos e fidedignos, podem contribuir para restaurar as funções educacionais mais genuínas da avaliação do estudante de Medicina.

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Publicado

1996-12-30

Como Citar

1.
Troncon LE de A. Avaliação do estudante de medicina. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 30 de dezembro de 1996 [citado 27 de janeiro de 2023];29(4):429-3. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/786

Edição

Seção

Simpósio: Ensino Médico de Graduação
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