Princípios básicos de desenho curricular para cursos das profissões da saúde

Autores

  • Francisco José Candido dos Reis Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Cacilda da Silva Souza Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Valdes Roberto Bollela Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i3p272-279

Palavras-chave:

Currículo, Educação médica, Ocupações em saúde

Resumo

Nesta revisão são discutidos os aspectos conceituais e princípios básicos para a construção de currículos para os cursos de gradaução das profissões da saúde. Serão abordados alguns modelos, fundamentos e passos essenciais para a construção de currículos, em paralelo ao contexto das Diretrizes Curriculares Nacionais. No planejamento e na organização dos currículos, é destacada a relevância do comprometimento do professor, aluno e equipe; do emprego de estratégias apropriadas no processo de ensino-aprendizagem e dos instrumentos de avaliação que possam contribuir para a revisão e melhorias do currículo proposto.

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Biografia do Autor

Francisco José Candido dos Reis, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de
Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Cacilda da Silva Souza, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina
de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Valdes Roberto Bollela, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina
de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

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Publicado

2014-11-03

Como Citar

1.
Reis FJC dos, Souza C da S, Bollela VR. Princípios básicos de desenho curricular para cursos das profissões da saúde. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 3 de novembro de 2014 [citado 27 de novembro de 2021];47(3):272-9. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86615

Edição

Seção

Capítulos
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