Suporte nutricional no paciente idoso

definição, diagnóstico, avaliação e intervenção

Autores/as

  • Júlio Sérgio Marchini Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Eduardo Ferriolli Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Julio Cesar Moriguti Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v31i1p54-61

Palabras clave:

Nutrição. Idoso. Dietoterapia.

Resumen

Atualmente, vem ocorrendo um aumento importante no número de pacientes idosos submetidos a internação hospitalar, mantidos em casas de repouso ou atendidos em regime ambulatorial, cujo estado nutricional pode ser considerado crítico. Assim, é fundamental que as alterações próprias do envelhecimento sejam o mais precocemente possível diferenciadas dos sinais clínicos de desnutrição. Um alto grau de suspeita clínica de pacientes idosos desnutridos, e que, conseqüentemente, necessitam de terapêutica nutricional, pode ser obtido por meio da história clínica, exame físico e dados laboratorias apropriados. A má nutrição que ocorre no idoso pode ser devida às alterações fisiológicas do envelhecimento, às condições sócio-econômicas, às doenças e à interação entre nutrientes e medicamentos. Assim sendo, as principais causas de má nutrição podem ser catalogadas como secundárias ao envelhecimento, menor rendimento econômico, isolamento, a morte de entes queridos, doenças e outros fatores relacionados. Como resultado, o idoso apresenta sério comprometimento do estado geral e uma maior morbidade e mortalidade em geral. A intervenção nutricional utiliza nutrientes, como fármacos, visando o tratamento de doenças. Por fim, as recomendações têm por objetivo indicar a quantidade mínima de nutrientes que seria adequada para a maioria das pessoas em seu ambiente usual, sem traumas ou doenças. No entanto, as recomendações, para o idoso são extrapoladas das recomendações obtidas para crianças e adultos jovens, nem sempre próprias para o idoso.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Júlio Sérgio Marchini, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
    Docente da Divisão de Nutrição Clínica, Médico Assistente da Divisão de Clínica Médica Geral e Geriatria do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Eduardo Ferriolli, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

    Médico Assistente da Divisão de Clínica Médica Geral e Geriatria. Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

  • Julio Cesar Moriguti, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

    Médico Assistente da Divisão de Clínica Médica Geral e Geriatria. Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Publicado

1998-03-30

Número

Sección

Simpósio: Nutrição Clinica

Cómo citar

1.
Marchini JS, Ferriolli E, Moriguti JC. Suporte nutricional no paciente idoso: definição, diagnóstico, avaliação e intervenção. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 1998 Mar. 30 [cited 2024 May 21];31(1):54-61. Available from: https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/7634