Índice de preço de viagens e turismo: metodologia, estimação e retrospecto
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v22i2p470-496Palavras-chave:
índice de preço, viagens, turismoResumo
O objetivo desse artigo é apresentar a metodologia de construção do Índice de Preços de Viagens e Turismo e analisar os resultados de sua evolução no período de 1994 a 2009. O índice toma como base os preços coletados pelo IPCA do IBGE e a composição dos gastos realizados por viajantes e turistas. A importância desse tipo de informação é imediata na análise das principais tendências do turismo doméstico na medida em que os consumidores tomam suas decisões de gasto tendo por base o comportamento dos preços relativos. Deve-se ressaltar, também, a sua importância nas atividades de planejamento turístico de curto e longo prazos, principalmente por parte dos órgãos públicos.Downloads
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Publicado
2011-08-01
Como Citar
Rangel, A. de S., & Carmo, H. E. do. (2011). Índice de preço de viagens e turismo: metodologia, estimação e retrospecto . Revista Turismo Em Análise, 22(2), 470-496. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v22i2p470-496
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
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