Índice de preço de viagens e turismo: metodologia, estimação e retrospecto

Autores

  • Armênio de Souza Rangel
  • Heron Esvael do Carmo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v22i2p470-496

Palavras-chave:

índice de preço, viagens, turismo

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar a metodologia de construção do Índice de Preços de Viagens e Turismo e analisar os resultados de sua evolução no período de 1994 a 2009. O índice toma como base os preços coletados pelo IPCA do IBGE e a composição dos gastos realizados por viajantes e turistas. A importância desse tipo de informação é imediata na análise das principais tendências do turismo doméstico na medida em que os consumidores tomam suas decisões de gasto tendo por base o comportamento dos preços relativos. Deve-se ressaltar, também, a sua importância nas atividades de planejamento turístico de curto e longo prazos, principalmente por parte dos órgãos públicos.

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Publicado

2011-08-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

RANGEL, Armênio de Souza; CARMO, Heron Esvael do. Índice de preço de viagens e turismo: metodologia, estimação e retrospecto . Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 22, n. 2, p. 470–496, 2011. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v22i2p470-496. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14258.. Acesso em: 26 abr. 2024.