A construção social da identidade turística: uma visão do institucionalismo organizacional

Autores

  • Mariene Cavalcante Borba de Albuquerque Universidade Federal da Paraíba
  • Samir Adamoglu de Oliveira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v31i3p435-454

Palavras-chave:

Identidade do destino turístico, Institucionalismo organizacional, Construção social, Legitimidade, Governança turística

Resumo

O ensaio objetiva estabelecer uma interlocução entre os conceitos de 'identidade organizacional', 'construcionismo social' e 'atividade turística' sob a ótica do institucionalismo organizacional, demonstrando sua complementariedade, de modo a contribuir para novas possibilidades de discussão entre esses temas. A identidade turística é fruto de processos de construção social em que o fato de uma localidade possuir atrativos que demonstrem algum potencial turístico não a confere legitimidade no campo organizacional do turismo. A identidade acontece mediante interação entre diversos atores organizacionais que compõem esse campo e recebem influências externas e internas no desenvolvimento de suas atividades. A apropriação da identidade pelos atores que formam o campo acontece gradativamente, mediante processos institucionais. Desse modo, conclui-se que: (i) a identidade turística de um local é caracterizada pelos atrativos que ele possui e que, mediante diretrizes definidas, condicionam ações e comportamentos que maximizam sua utilidade, sendo moldados pelo cenário em que estão inseridos, legitimando-se no campo organizacional de que faz parte, sobretudo pelos sentidos e significados que vão atrelando-se a ela; e que (ii) é preciso construir a identidade organizacional de um local a partir de atributos de centralidade, distintividade e durabilidade que o legitimem para, assim, ser considerado um destino turístico e impactar positivamente, possibilitando seu desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Mariene Cavalcante Borba de Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Samir Adamoglu de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

Albuquerque, M. C. B. de, & Oliveira, S. A. de. (2020). A construção social da identidade turística: uma visão do institucionalismo organizacional. Revista Turismo Em Análise, 31(3), 435-454. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v31i3p435-454

Edição

Seção

Artigos e Ensaios