Aleijadinho e Thebas: afirmação e negação na realidade turística brasileira

Autores

  • Arley Andriolo Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v10i2p45-53

Palavras-chave:

turismo cultural, arte colonial, representações sociais, Aleijadinho e Thebas, produto turístico, cidades históricas, Minas Gerais, Brasil.

Resumo

Como se constroem os valores históricos e artísticos que mobilizam os turistas no Brasil? - Apenas uma pequena minoria de turistas tem como motivação primária a história e a arte. Ao pesquisador cabe questionar como são produzidos e fixados valores e imagens na mentalidade dos turistas. Nota-se, de imediato, uma supervalorização de um único "artista", em detrimento dos seus congêneres de outras localidades. Através da comparação de dois casos de valorização de artífices da América Portuguesa, um morador de São Paulo -Thebas-, e outro de Vila Rica -Aleijadinho-, ambos atuantes no século XVIII, discute-se como determinados nomes foram apropriados pela indústria do turismo na constituição de seus produtos, enquanto outros foram lançados no esquecimento, num processo de afirmação e negação da realidade turística brasileira.

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Biografia do Autor

  • Arley Andriolo, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP
    Graduado em História pela FFLCH-USP. Mestre pela FAU-USP. Professor no curso Técnico em Turismo da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e na Graffit Projetos e Planejamenlo Turísticos.

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Publicado

1999-11-18

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

ANDRIOLO, Arley. Aleijadinho e Thebas: afirmação e negação na realidade turística brasileira. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 10, n. 2, p. 45–53, 1999. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v10i2p45-53. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63480.. Acesso em: 3 maio. 2024.