Aleijadinho e Thebas: afirmação e negação na realidade turística brasileira
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v10i2p45-53Palabras clave:
turismo cultural, arte colonial, representações sociais, Aleijadinho e Thebas, produto turístico, cidades históricas, Minas Gerais, Brasil.Resumen
Como se constroem os valores históricos e artísticos que mobilizam os turistas no Brasil? - Apenas uma pequena minoria de turistas tem como motivação primária a história e a arte. Ao pesquisador cabe questionar como são produzidos e fixados valores e imagens na mentalidade dos turistas. Nota-se, de imediato, uma supervalorização de um único "artista", em detrimento dos seus congêneres de outras localidades. Através da comparação de dois casos de valorização de artífices da América Portuguesa, um morador de São Paulo -Thebas-, e outro de Vila Rica -Aleijadinho-, ambos atuantes no século XVIII, discute-se como determinados nomes foram apropriados pela indústria do turismo na constituição de seus produtos, enquanto outros foram lançados no esquecimento, num processo de afirmação e negação da realidade turística brasileira.Descargas
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Publicado
1999-11-18
Número
Sección
Artículos
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Cómo citar
ANDRIOLO, Arley. Aleijadinho e Thebas: afirmação e negação na realidade turística brasileira. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 10, n. 2, p. 45–53, 1999. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v10i2p45-53. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63480.. Acesso em: 18 may. 2024.