Estratégias e políticas de preço no mercado de aviação: caso da Gol Transportes Aéreos

Autores

  • Wilian Ramalho Feitosa Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia Administração e Contabilidade

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v13i1p48-65

Palavras-chave:

mercado aéreo, companhia aérea, política de preço, Gol (low-cost/low-fair).

Resumo

A recente entrada da empresa Gol - Linhas Aéreas Inteligentes - no mercado aéreo trouxe de volta a guerra tarifária ao mercado aéreo nacional. Por razão da Gol trabalhar com preços reduzidos, a diminuição de preços foi adotada por todas as grandes empresas, com exceção da Varig, a empresa líder. Os principais produtos das empresas aéreas, as pontes aéreas entre Rio e São Paulo, Rio e Belo Horizonte, São Paulo e Belo Horizonte e São Paulo e Curitiba estão bem mais baratas. Estariam as empresas aéreas preparadas para esse novo contexto de negócios? O fato de viagem aérea ser produto tradicionalmente considerado sofisticado influenciaria na decisão do consumidor? Compara as políticas de marketing das empresas aéreas nacionais e o seu posicionamento de mercado, analisando diferentes políticas de preço e estratégias possíveis e compreendendo a dinâmica do mercado aéreo mundial e suas tendências.

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Biografia do Autor

  • Wilian Ramalho Feitosa, Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia Administração e Contabilidade
    Bacharel em Administração de Empresas na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2002-05-02

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

FEITOSA, Wilian Ramalho. Estratégias e políticas de preço no mercado de aviação: caso da Gol Transportes Aéreos. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 13, n. 1, p. 48–65, 2002. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v13i1p48-65. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63579.. Acesso em: 5 maio. 2024.