Turismo como fator de decisão no planejamento de empresas aéreas regionais brasileiras

Autores

  • Flávio José Valente Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)
  • Guilherme Lohmann Victoria University of Wellington, Nova Zelândia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v16i1p96-117

Palavras-chave:

empresas aéreas regionais, turismo, planejamento de linhas aéreas.

Resumo

Nos últimos anos, o número de destinos turísticos servidos por linhas aéreas domésticas regionais decresceu significativamente no Brasil. Apesar das iniciativas de várias empresas aéreas em criar novas linhas, muitas não perduram. A fim de melhor entender os motivos desses insucessos, este artigo analisa, com base em dados secundários, o contexto das empresas aéreas regionais brasileiras, apresentando os conceitos de planejamento de linhas aéreas regulares propostos pela literatura; e com base em dados primários, a partir de questionários enviados às empresas aéreas regionais, a influência de diversos fatores, notadamente o turístico, no processo de planejamento de linhas aéreas. Como resultado dessa pesquisa, é proposto um modelo sistêmico para o planejamento de linhas regulares de empresas aéreas regionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Flávio José Valente, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)
    Bacharel em Turismo pela Universidade Estácio de Sá - RJ, especialista em Gestão Estratégica de Marketing pela PUC-MG e mestre em Turismo e Hotelaria pela UNIVALI-SC. Atualmente, é professor de Agenciamento e Transportes na PUC-MG. Atua desde 1984 como empresário na área de agenciamento, tendo também atuado como representante comercial de linha aérea regional por dez anos.
  • Guilherme Lohmann, Victoria University of Wellington, Nova Zelândia
    Engenheiro de Transportes pela UFRJ e mestre em Ciências em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ. Atualmente, é bolsista da CAPES e faz doutorado em Turismo na Victoria University of Wellington (Nova Zelândia). Tem publicados pela Editora Aleph os livros Transportes turísticos e Transporte aéreo e turismo: gerando desenvolvimento socioeconômico.

Downloads

Publicado

2005-05-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

VALENTE, Flávio José; LOHMANN, Guilherme. Turismo como fator de decisão no planejamento de empresas aéreas regionais brasileiras. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 16, n. 1, p. 96–117, 2005. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v16i1p96-117. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63722.. Acesso em: 7 maio. 2024.