Turismo como fator de decisão no planejamento de empresas aéreas regionais brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v16i1p96-117Palabras clave:
empresas aéreas regionais, turismo, planejamento de linhas aéreas.Resumen
Nos últimos anos, o número de destinos turísticos servidos por linhas aéreas domésticas regionais decresceu significativamente no Brasil. Apesar das iniciativas de várias empresas aéreas em criar novas linhas, muitas não perduram. A fim de melhor entender os motivos desses insucessos, este artigo analisa, com base em dados secundários, o contexto das empresas aéreas regionais brasileiras, apresentando os conceitos de planejamento de linhas aéreas regulares propostos pela literatura; e com base em dados primários, a partir de questionários enviados às empresas aéreas regionais, a influência de diversos fatores, notadamente o turístico, no processo de planejamento de linhas aéreas. Como resultado dessa pesquisa, é proposto um modelo sistêmico para o planejamento de linhas regulares de empresas aéreas regionais.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2005-05-30
Número
Sección
Artículos
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), lo que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de su autoría y publicación inicial en RTA.
Cómo citar
VALENTE, Flávio José; LOHMANN, Guilherme. Turismo como fator de decisão no planejamento de empresas aéreas regionais brasileiras. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 16, n. 1, p. 96–117, 2005. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v16i1p96-117. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63722.. Acesso em: 19 may. 2024.