A Pesquisa Narrativa na Investigação das Experiências Turísticas Relacionadas ao Consumo de Souvenirs: uma abordagem fenomenológica

Autores

  • Graziela Scalise Horodyski Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Franciele Cristina Manosso Universidade Federal do Paraná
  • José Manoel Gonçalves Gândara Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v25i1p203-230

Palavras-chave:

Experiência turística, Espaço geográfico, Consumo de souvenirs, Fenomenologia.

Resumo

O souvenir pode ser considerado um produto experiencial, partindo-se do entendimento de que este objeto carrega inúmeros significados para o consumidor, podendo ser considerado um elemento significativo para a ‘tangibilidade’ da experiência turística. A análise destas experiências, que permeia o universo do consumo dos souvenirs, requer uma abordagem qualitativa. Desse modo, optou-se pelo método fenomenológico para a realização de uma entrevista narrativa, com o objetivo de se compreender a experiência humana no espaço geográfico e turístico e suas relações com o consumo de souvenirs. Como resultados da pesquisa, tem-se que o consumo de souvenir afeta diretamente as experiências turísticas, pois a entrevistada manifestou, por meio do diálogo, seu interesse por objetos que representem as suas emoções durante a viagem, demonstrando que estes produtos tornam palpáveis as experiências vividas nos destinos turísticos por ela visitados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Graziela Scalise Horodyski, Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora e Pesquisadora do Departamento de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

  • Franciele Cristina Manosso, Universidade Federal do Paraná
    Mestranda e Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • José Manoel Gonçalves Gândara, Universidade Federal do Paraná

    Doutor em Turismo Sustentável pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria. Mestre em Gestão do
    Turismo pela Scuola Superiore del Commercio del Turismo i dei Servizzi de Milano. Bacharel em Turismo pela UFPR. Professor e Pesquisador do Departamento de Turismo e da Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Downloads

Publicado

2014-04-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

HORODYSKI, Graziela Scalise; MANOSSO, Franciele Cristina; GÂNDARA, José Manoel Gonçalves. A Pesquisa Narrativa na Investigação das Experiências Turísticas Relacionadas ao Consumo de Souvenirs: uma abordagem fenomenológica. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 25, n. 1, p. 203–230, 2014. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v25i1p203-230. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/80713.. Acesso em: 1 maio. 2024.