A Pesquisa Narrativa na Investigação das Experiências Turísticas Relacionadas ao Consumo de Souvenirs: uma abordagem fenomenológica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v25i1p203-230Palavras-chave:
Experiência turística, Espaço geográfico, Consumo de souvenirs, Fenomenologia.Resumo
O souvenir pode ser considerado um produto experiencial, partindo-se do entendimento de que este objeto carrega inúmeros significados para o consumidor, podendo ser considerado um elemento significativo para a ‘tangibilidade’ da experiência turística. A análise destas experiências, que permeia o universo do consumo dos souvenirs, requer uma abordagem qualitativa. Desse modo, optou-se pelo método fenomenológico para a realização de uma entrevista narrativa, com o objetivo de se compreender a experiência humana no espaço geográfico e turístico e suas relações com o consumo de souvenirs. Como resultados da pesquisa, tem-se que o consumo de souvenir afeta diretamente as experiências turísticas, pois a entrevistada manifestou, por meio do diálogo, seu interesse por objetos que representem as suas emoções durante a viagem, demonstrando que estes produtos tornam palpáveis as experiências vividas nos destinos turísticos por ela visitados.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial na RTA.
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International que só permite uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença, com sujeição do texto às normas de padronização adotada pela RTA.
2. A Revista pode solicitar transferência de direitos autorais, permitindo uso do trabalho para fins não-comerciais, incluindo o direito de enviar o trabalho a bases de dados de acesso livre ou pagos, sem a obrigação de repasse dos valores cobrados dos usuários aos autores.
3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. A revista Turismo em Análise não cobra nada de seus autores para submissão ou publicação.