O Lazer nas Alianças Estratégicas de Resorts Brasileiros

  • Marcos Aguiar Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Helder Ferreira Isayama UFMG
Palavras-chave: Lazer, Turismo, Resorts

Resumo

O objetivo desse estudo foi diagnosticar o lazer nos resorts brasileiros na perspectiva da estratégia organizacional, especificamente no que se refere ao lazer nas alianças estratégicas. Foi utilizada a combinação das pesquisas bibliográfica, de campo e documental. A pesquisa de campo foi realizada junto a nove resorts e para a documental foram utilizados como fonte os sites dos estabelecimentos. O estudo mostra a complexidade do ambiente de negócio e organizacional nos quais estão imersos os resorts e o lazer. Revela como a conjuntura social e econômica, o mercado consumidor, os investidores, a natureza do negócio e a administração de cada organização estabelecem uma intricada rede de relações que é decisiva na participação do lazer nas estratégias organizacionais.

Palavras chave: Lazer, Resort, Estratégia, Organização, Turismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Aguiar Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais
Mestre em Lazer pela UFMG, Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG, Especialista em Gestão Estratégica de Marketing e em Lazer pela UFMG. Atua como arquiteto autônomo e consultor em hotelaria e lazer, desenvolvendo trabalhos nas áreas de planejamento estratégico e arquitetônico para empreendimentos turísticos.
Helder Ferreira Isayama, UFMG
Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais e realiza Estágio Pós Doutoral na Faculdade de Educação da UFRJ, Docente do Programa de Pós Graduação em Estudos do Lazer da UFMG e Líder do grupo de pesquisa Oricolé - Laboratório de Pesquisas sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer da UFMG. É pesquisador do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig (2012-2014). Editor da Revista Licere.
Publicado
2014-12-10
Como Citar
Barbosa, M., & Isayama, H. (2014). O Lazer nas Alianças Estratégicas de Resorts Brasileiros. Revista Turismo Em Análise, 25(3), 733-762. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v25i3p733-762
Seção
Artigos e Ensaios