Ensaio metodológico para a prospecção mercadológica para empreendimentos gastronômicos

Autores

  • Regina Ferraz Perussi Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
  • Reinaldo Miranda de Sá Teles Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v21i2p341-356

Palavras-chave:

prospecção mercadológica, planejamento estratégico, empreendedorismo, gastronomia, destinos turísticos.

Resumo

Este estudo aborda os principais passos que abrangem a prospecção mercadológica para a abertura de estabelecimentos gastronômicos inserida no contexto de destinos turísticos. Tal processo de pesquisa foi dividido em quatro partes: Empresa (produtos e serviços); Mercados (demanda ou público alvo); Setor Financeiro e Estratégias de Comunicação. O roteiro para a criação de um novo estabelecimento teve como base os critérios estabelecidos pelo Planejamento Estratégico, apoiados em objetivos, metas e a missão da empresa. Foram contemplados temas relacionados à uma prática que vai de encontro à teoria dos 4 Ps (Produto, Preço, Ponto e Propaganda), envolvendo os aspectos que compõem o processo evolutivo de uma empresa do setor de Alimentos e Bebidas. As reflexões foram indicadoras da importância de se estabelecer etapas e parâmetros no processo de idealização não só para a implantação, mas sobretudo para a gestão de empreendimentos na área gastronômica.

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Biografia do Autor

  • Regina Ferraz Perussi, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
    Mestre e Bacharel em Turismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo; Docente no campus SENAC São Paulo nos Cursos de Bacharelado em Turismo, Tecnologia em Turismo e Tecnologia em Gastronomia. No mercado de Turismo atua como consultora de Viagens autônoma. Pesquisadora do grupo de pesquisa “Análise Mercadológica das agencias de viagens e operadoras de Turismo”.
  • Reinaldo Miranda de Sá Teles, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Doutor em Ciências da Comunicação e Mestre em Lazer e Turismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo; Bacharel em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo; licenciado em Geografia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Docente do Curso de Graduação em Turismo, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2010-08-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

PERUSSI, Regina Ferraz; TELES, Reinaldo Miranda de Sá. Ensaio metodológico para a prospecção mercadológica para empreendimentos gastronômicos. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 21, n. 2, p. 341–356, 2010. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v21i2p341-356. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14220.. Acesso em: 30 abr. 2024.