Os contextos de vulnerabilidades e a produção de cuidado como temas na formação médica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902022210531pt

Palabras clave:

Vulnerabilidade e saúde, Vulnerabilidade social, Cuidado, Educação de graduação em medicina, Educação Médica

Resumen

Este artigo analisa a oferta de um componente curricular na graduação de medicina da Universidade Federal da Paraíba. O módulo em questão foi ofertado como componente optativo, para estudantes do quarto período do curso, durante o ensino remoto emergencial imposto pela covid-19, em 2020. Seu objetivo era problematizar, por meio de rodas de conversa virtuais e outras estratégias pedagógicas participativas, os processos de vulnerabilidade e a produção do cuidado em saúde de diferentes grupos sociais. Para isso, foi utilizada uma triangulação de métodos (quanti-qualitativa) por meio da aplicação de um questionário eletrônico e entrevistas em profundidade com os discentes do módulo. Os dados do questionário passaram por uma análise descritiva, enquanto as entrevistas passaram por uma análise temática através do software IRAMUTEQ. A análise dos dados permitiu perceber os efeitos do módulo como uma forma contra-hegemônica ao modelo de formação biomédica, proporcionando um (re)posicionamento dos estudantes no âmbito acadêmico, social e médico. Percebe-se que a formação médica ainda é pautada em sistemas de opressão como o racismo, a corponormatividade e o patriarcado, porém o módulo permitiu a transgressão desse modelo biomédico ao proporcionar um processo formativo que abrange os cuidados às populações em situação de vulnerabilidade.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Matias Aidan Cunha de Sousa, Universidade Federal da Paraíba

    Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências Médicas.

  • Erich Barbosa Albuquerque Sales, Universidade Federal da Paraíba

    Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências Médicas.

  • Giovanna Malheiros de Melo Souza, Universidade Federal da Paraíba

    Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências Médicas.

  • Juliana Sampaio, Universidade Federal da Paraíba

    Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências Médicas. Departamento de Promoção da Saúde.

  • Daniella de Souza Barbosa, Universidade Federal da Paraíba

    Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências Médicas. Departamento de Promoção da Saúde.

  • Dilma Lucena de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

    Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências Médicas. Departamento de Promoção da Saúde.

Publicado

2022-11-01

Número

Sección

Original research articles

Cómo citar

Sousa, M. A. C. de, Sales, E. B. A., Souza, G. M. de M., Sampaio, J., Barbosa, D. de S., & Oliveira, D. L. de. (2022). Os contextos de vulnerabilidades e a produção de cuidado como temas na formação médica. Saúde E Sociedade, 31(3), e210531pt. https://doi.org/10.1590/S0104-12902022210531pt