Os contextos de vulnerabilidades e a produção de cuidado como temas na formação médica

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.1590/S0104-12902022210531pt

Mots-clés :

Vulnerabilidade e saúde, Vulnerabilidade social, Cuidado, Educação de graduação em medicina, Educação Médica

Résumé

Este artigo analisa a oferta de um componente curricular na graduação de medicina da Universidade Federal da Paraíba. O módulo em questão foi ofertado como componente optativo, para estudantes do quarto período do curso, durante o ensino remoto emergencial imposto pela covid-19, em 2020. Seu objetivo era problematizar, por meio de rodas de conversa virtuais e outras estratégias pedagógicas participativas, os processos de vulnerabilidade e a produção do cuidado em saúde de diferentes grupos sociais. Para isso, foi utilizada uma triangulação de métodos (quanti-qualitativa) por meio da aplicação de um questionário eletrônico e entrevistas em profundidade com os discentes do módulo. Os dados do questionário passaram por uma análise descritiva, enquanto as entrevistas passaram por uma análise temática através do software IRAMUTEQ. A análise dos dados permitiu perceber os efeitos do módulo como uma forma contra-hegemônica ao modelo de formação biomédica, proporcionando um (re)posicionamento dos estudantes no âmbito acadêmico, social e médico. Percebe-se que a formação médica ainda é pautada em sistemas de opressão como o racismo, a corponormatividade e o patriarcado, porém o módulo permitiu a transgressão desse modelo biomédico ao proporcionar um processo formativo que abrange os cuidados às populações em situação de vulnerabilidade.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographies de l'auteur

  • Matias Aidan Cunha de Sousa, Universidade Federal da Paraíba

    Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências Médicas.

  • Erich Barbosa Albuquerque Sales, Universidade Federal da Paraíba

    Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências Médicas.

  • Giovanna Malheiros de Melo Souza, Universidade Federal da Paraíba

    Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências Médicas.

  • Juliana Sampaio, Universidade Federal da Paraíba

    Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências Médicas. Departamento de Promoção da Saúde.

  • Daniella de Souza Barbosa, Universidade Federal da Paraíba

    Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências Médicas. Departamento de Promoção da Saúde.

  • Dilma Lucena de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

    Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências Médicas. Departamento de Promoção da Saúde.

Téléchargements

Publiée

2022-11-01

Numéro

Rubrique

Original research articles

Comment citer

Sousa, M. A. C. de, Sales, E. B. A., Souza, G. M. de M., Sampaio, J., Barbosa, D. de S., & Oliveira, D. L. de. (2022). Os contextos de vulnerabilidades e a produção de cuidado como temas na formação médica. Saúde E Sociedade, 31(3), e210531pt. https://doi.org/10.1590/S0104-12902022210531pt