Contexto, desafios e perspectivas na formação de obstetrizes no Brasil
DOI :
https://doi.org/10.1590/S0104-12902012000200022Mots-clés :
Obstetriz, Educação superior, Prática profissionalRésumé
O artigo descreve o processo de criação do Curso de Obstetrícia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Ele apresenta o projeto político pedagógico e os referenciais teóricos que suportam a formação de obstetrizes, a resistência ou os movimentos que se opõem à formação e ao registro desses profissionais, os desafios que precisam ser superados e, finalmente, as perspectivas nas quais as obstetrizes podem contribuir não só para melhorar a qualidade dos cuidados em saúde, como também para diminuir as taxas de morbidade e mortalidade materna e perinatal e de cesarianas desnecessárias no país.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
##plugins.themes.default.displayStats.noStats##
Téléchargements
Publiée
2012-06-01
Numéro
Rubrique
Report on Experiencessss
Comment citer
Narchi, N. Z., Silva, L. C. F. P. da, & Gualda, D. M. R. (2012). Contexto, desafios e perspectivas na formação de obstetrizes no Brasil. Saúde E Sociedade, 21(2), 510-519. https://doi.org/10.1590/S0104-12902012000200022