Contexto, desafios e perspectivas na formação de obstetrizes no Brasil

Autores

  • Nádia Zanon Narchi Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Lúcia Cristina Florentino Pereira da Silva Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades; Curso de Obstetrícia
  • Dulce Maria Rosa Gualda Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Psiquiátrica

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902012000200022

Palavras-chave:

Obstetriz, Educação superior, Prática profissional

Resumo

O artigo descreve o processo de criação do Curso de Obstetrícia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Ele apresenta o projeto político pedagógico e os referenciais teóricos que suportam a formação de obstetrizes, a resistência ou os movimentos que se opõem à formação e ao registro desses profissionais, os desafios que precisam ser superados e, finalmente, as perspectivas nas quais as obstetrizes podem contribuir não só para melhorar a qualidade dos cuidados em saúde, como também para diminuir as taxas de morbidade e mortalidade materna e perinatal e de cesarianas desnecessárias no país.

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Publicado

2012-06-01

Edição

Seção

Relato de Experiências

Como Citar

Narchi, N. Z., Silva, L. C. F. P. da, & Gualda, D. M. R. (2012). Contexto, desafios e perspectivas na formação de obstetrizes no Brasil. Saúde E Sociedade, 21(2), 510-519. https://doi.org/10.1590/S0104-12902012000200022