Cinema e jornalismo: o melodrama e a tragédia moderna

Autores/as

  • Lisandro Nogueira Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2008.65677

Palabras clave:

Jornalismo, cinema, telejomalismo, melodrama, tragédia.

Resumen

O cinema clássico e o telejornalismo possuem formas de narrar aproximáveis. Eles são semelhantes na busca da "objetividade" e na ênfase ao melodrama e ao espetáculo como eixo de identificação do espectador. Doces Poderes (1996), de Lucia Murat, se situa nessa chave. Um céu de estrelas (1996), da cineasta Tata Amaral, se distancia do melodrama, se aproxima de um sentido de tragédia e critica os procedimentos objetivos do telejornalismo. A análise dos filmes possibilita averiguar como o cinema brasileiro representa o telejornalismo e avalia as proximidades e diferenças entre os dois campos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2008-12-23

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Cinema e jornalismo: o melodrama e a tragédia moderna. (2008). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 35(30), 121-134. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2008.65677