Cinema e jornalismo: o melodrama e a tragédia moderna
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2008.65677Parole chiave:
Jornalismo, cinema, telejomalismo, melodrama, tragédia.Abstract
O cinema clássico e o telejornalismo possuem formas de narrar aproximáveis. Eles são semelhantes na busca da "objetividade" e na ênfase ao melodrama e ao espetáculo como eixo de identificação do espectador. Doces Poderes (1996), de Lucia Murat, se situa nessa chave. Um céu de estrelas (1996), da cineasta Tata Amaral, se distancia do melodrama, se aproxima de um sentido de tragédia e critica os procedimentos objetivos do telejornalismo. A análise dos filmes possibilita averiguar como o cinema brasileiro representa o telejornalismo e avalia as proximidades e diferenças entre os dois campos.Downloads
La data di download non è ancora disponibile.
Dowloads
Pubblicato
2008-12-23
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Copyright (c) 2008 Lisandro Nogueira
Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Come citare
Cinema e jornalismo: o melodrama e a tragédia moderna. (2008). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 35(30), 121-134. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2008.65677