O cotidiano fantástico na propaganda de havaianas: O comercial televisivo como tecnologia do imaginário

  • Juliana Tonin Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Larissa Azubel Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Gabriela Kurtz Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Karina Pereira Weber Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: tecnologias do imaginário, cotidiano, contemporaneidade, Havaianas

Resumo

A partir desse estudo buscamos pensar o papel do comercial televisivo como uma tecnologia do imaginário contemporâneo, em sua estimulação para o conhecimento de novas referências, potencializando novas representações. Assim, selecionamos para análise duas propagandas de uma marca reconhecida por sua brasilidade, as sandálias Havaianas. A perspectiva adotada é a da sociologia compreensiva e autores como Durand, Maffesoli, Lipovetsky e Silva constituem o referencial dessa pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Tonin, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Professora Adjunta do Programa de pós-graduação em Comunicação Social da PUCRS.
Larissa Azubel, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS – Brasil. Bolsista CNPq.
Gabriela Kurtz, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS.
Karina Pereira Weber, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS.
Publicado
2015-07-15