Consumo de videogames: Algumas preferências e motivações para jogar

  • Arlete dos Santos Petry Universidade de São Paulo
Palavras-chave: videogames, jogos digitais, consumo, motivação, preferência

Resumo

Este artigo trata de responder quais são as preferências e as motivações para o consumo de jogos digitais. Para tal, parte de um estudo realizado com uma amostra de 182 jogadores estudantes universitários e de entrevistas respondidas por 5 pesquisadores da área. Ainda, objetivando discutir os dados encontrados, apresenta dados de outras pesquisas com um propósito semelhante. Aponta para a existência de tendências relacionadas a idade, traços de personalidade, atividade laboral, em termos de interesses e motivações para seu consumo.

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Biografia do Autor

Arlete dos Santos Petry, Universidade de São Paulo
Pós-doutora pela Escola de Comunicações e Artes/USP, com estágio de pesquisa na Universidade de Toronto, ambos com financiamento da FAPESP. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUCSP e Mestre em Educação pela UNISINOS. Professora convidada das especializações Educomunicação: comunicação, mídias e educação (ECA/USP) e Games: produção e programação (SENAC/SP).
Publicado
2015-07-15